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A contação de histórias nos processos de ensino e de aprendizagem em um terceiro ano do ensino fundamental

Os sintomas de dificuldade de aprendizagem é um tema muito debatido e estudado pela área da Educação. Na alfabetização, o tema ganha um espaço ainda maior a partir do grande número de alunos que não consegue concluir o processo de alfabetização nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Os alunos, então, são reprovados no terceiro ano, de acordo com o Parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Câmara de Educação Básica (CEB) nº 11/2010. Nesse sentido, é fundamental repensar a prática pedagógica e a forma como os sujeitos constroem os conhecimentos para melhorar os processos de ensino e de aprendizagem, por intermédio de uma metodologia em que os alunos tenham papel ativo em seu processo de aprender. Esta investigação fez parte dos projetos Biblioteca Viva: espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, inserido à linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, e Recontextualizar as Ciências e a Contação de Histórias para os Processos de Ensino e de Aprendizagem de Educação Básica à Formação de Professores em Nível Internacional, inserido à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, ambos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e está disponível para consulta por meio do Certificado de Apresentação para Apreciação Ética- CAEE 98789018.5.000.5307. O objetivo geral da pesquisa é analisar como a contação de histórias, entrelaçada à participação familiar, intervém no desenvolvimento da alfabetização de alunos que apresentam sintomas de dificuldade de aprendizagem. Esta Dissertação teve cunho metodológico qualitativo, optandose pela técnica de Observação Participante. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Canoas/RS, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental formada de alunos, em maioria, multirrepetentes, com dificuldade no processo de alfabetização. A professora pesquisadora, mediante práticas pedagógicas, utilizou a contação de histórias para desenvolver atividades atinentes à alfabetização, entrelaçadas à participação familiar. As práticas pedagógicas foram desenvolvidas no ambiente escolar e orientadas para serem realizadas no ambiente familiar através do envio de kits de leituras. Os dados da pesquisa evidenciaram que as práticas pedagógicas com a contação de histórias possibilitam a alfabetização de forma contextualizada, com maior interação entre os alunos, com as suas famílias e com a própria professora. Evidencia-se que a aprendizagem ocorre a partir da relação entre professores, alunos e suas famílias, quando o meio pode ser facilitador ou problematizador na superação dos sintomas de dificuldades de aprendizagem. As práticas pedagógicas desenvolvidas no ambiente escolar apresentaram contribuições importantes, pois possibilitaram 8 aos alunos atuarem como protagonistas das suas aprendizagens por meio da ação e da investigação sobre os fatos presentes na história e com a socialização entre os seus pares, o que propiciou trabalhar com os diferentes níveis de alfabetização que permeavam a turma. A interação entre os sujeitos e os objetos de conhecimentos, através da ação, possibilitou os processos de assimilação e acomodação, culminando com a adaptação. A partir do equilíbrio dos sujeitos frente às dificuldades encontradas, inicialmente, com as práticas pedagógicas, houve a possibilidade de construção de novos esquemas, fator determinante para que ocorra a aprendizagem. Os dados indicam a oscilação da participação familiar na participação das práticas propostas. Ao comparar o rendimento escolar dos alunos, foi observado que os que mostraram melhor desenvolvimento na alfabetização foram os que tiveram seus familiares fazendo parte do projeto proposto de modo mais intenso.

Nome do Autor: Katielle de Oliveira Felix de Sena
Nome do Orientador: Marlucia Maria Alves
Instituição: Universidade La Salle
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SENA, Katielle de Oliveira Felix de. A contação de histórias nos processos de ensino e de aprendizagem em um terceiro ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade La Salle, Rio Grande do Sul, 2019.