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Ana Maria Poppovic e a Educação de Crianças Menores de 10 anos: uma análise de suas ideias educacionais

A pesquisa tem como proposta apreender, compreender e analisar as ideias educacionais da Pedagoga e Psicóloga Ana Maria Poppovic, pesquisadora de referência principalmente entre as décadas de 1970 e 1980. Intelectual de destaque no cenário educacional por realizar diversos estudos, projetos, pesquisas e trabalhos em defesa da Educação Infantil e da alfabetização. Poppovic contou por muitas vezes com parcerias de estudiosos e pesquisadores do campo da Educação e da Psicologia. Ao mesmo tempo em que obteve apoio e colaboração de um grupo de estudiosos, ao defender suas ideias, assumiu um papel de liderança e responsabilidade frente às investigações. Assim, compreendemos que essa pesquisa está relacionada aos estudos da trajetória de Poppovic, mas pertence também ao campo da História da Educação e da construção de suas ideias, pois se dedica a compreender os trabalhos e estudos da intelectual dentro do seu período e contexto histórico, analisando suas contribuições para a educação brasileira. Temos como hipótese que Ana Maria Poppovic se interessou pela Pré-Escola com o intuito de colaborar com a promoção de crianças “aptas” e “prontas” para a alfabetização. Ou seja, Poppovic encontrava no campo da Educação Infantil um espaço para suprir e até mesmo erradicar os problemas e dificuldades de alfabetização nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, desenvolveu inúmeros estudos e pesquisas, e consequentemente, publicações, atividades, projetos e materiais de práticas educacionais, principalmente para crianças ditas como “marginalizadas culturais”, ou seja, crianças com dificuldades de a aprendizagem e que pertenciam a um grupo desfavorecido economicamente. Metodologicamente optamos pela pesquisa investigativa de caráter teórico-bibliográfico com o intuito de compreender práticas educacionais através do contexto e dos fatores que a delimitam. Utilizamos principalmente as concepções de Depaepe (2006; 2012) para analisar as ideias dessa intelectual a partir do conceito da “desmitologização”, na tentativa de compreender os motivos reais e as contradições que permitiram e levaram Poppovic a apresentar suas propostas para a Educação. Concluímos que Poppovic teve influência de produções e programas internacionais, principalmente do Head Start, um estudo desenvolvido nos Estados Unidos com proposta de acompanhar o desenvolvimento e ensino-aprendizagem de crianças pobres. Ao longo de sua trajetória Poppovic também colaborou e propôs estudos propostas internacionais que foram adaptadas para o contexto nacional. Suas ideias educacionais estavam relacionadas principalmente às crianças marginalizadas culturalmente e por isso apoiava-se na defesa da Educação Infantil com dedicação à prontidão para a alfabetização e com defensa a Educação Compensatória para proporcionar às crianças pobres condições favoráveis para o ensino-aprendizado. Assim, acreditamos que essa pesquisa colabora com a reconstrução do espaço educacional brasileiro a partir de uma educadora de grande relevância para Educação e a História da Educação.

Nome do Autor: Camila Maria Chiari
Nome do Orientador: Lourenço Chacon Jurado Filho
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CHIARI, Camila Maria. Ana Maria Poppovic e a Educação de Crianças Menores de 10 anos: uma análise de suas ideias educacionais. 2019. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2019.