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Cenários do MOBRAL: caso de Araras/SP

A presente pesquisa foi nominada “Cenários do MOBRAL: caso de Araras/SP”. Esta é uma continuidade da nossa dissertação de Mestrado “Panorama Histórico do MOBRAL: operacionalização no município de Araras”. Em Cenários do MOBRAL: caso de Araras/SP, o objetivo foi verificar algumas práticas de professores que lecionaram no MOBRAL em Araras, interior de São Paulo. Os cenários aqui apresentados foram se formando por meio dos relatos que continham as vivências e experiências de nossos colaboradores aliados aos sons emitidos dos documentos escritos. Nesses, foram incluídos documentos oficiais elaborados pelos organizadores do Movimento, documentações cedidas pelo Arquivo da Prefeitura Municipal de Araras, jornais arquivados na Câmara Municipal do Município e também alguns livros de Matemática utilizados no MOBRAL, localizados na Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, além do diário de campo e as canções que fizeram parte da composição do trabalho. Dentre tantos autores escolhidos para o aprofundamento de leituras, sendo todos os outros não menos importantes, estão: Elias (1998), Hobsbawn (2005), Freire (1983), Freire (1987), Freire (1996), Alberti (2004), Adorno (1995), Freitas (2006), Paiva (1987) e Romanelli (1983). Por meio do aporte teórico metodológico História Oral, foram realizadas entrevistas com cinco professores e duas alunas partícipes do MOBRAL no Município de Araras nas décadas de 1960-1980. A análise foi realizada por meio da triangulação de dados, em que pudemos perceber a repercussão de um outro MOBRAL neste estudo, caracterizando os diversos cenários formados que constituíram o MOBRAL-Araras. O MOBRAL traz a tese do liberalismo conservador, porém apontamos nessa pesquisa uma prática subversiva, evidenciando uma grande contradição desse estudo: a Proposta do MOBRAL versus a prática efetivada. Visualizamos um cenário composto por professores comprometidos, em busca de experiências e com alunos que queriam aprender. As práticas de alfabetização foram realizadas cada qual à sua maneira, sempre com o foco na aprendizagem do ler e escrever e a partir do que o aluno trazia para as aulas. No que tange às aulas de Matemática, o enfoque deu-se nas atividades da matéria relacionadas às quatro operações e à resolução de “problemas”. No tocante ao relacionamento professor-aluno havia um respeito recíproco entre os partícipes dessa História. A educação era percebida como agente de transformação social e a força de vontade dos alunos refletia uma didática comprometida dos docentes realizada na doação e com bastante dedicação.

Nome do Autor: Simone da Silva
Nome do Orientador: Teresa Cristina Barbo Siqueira
Instituição: Universidade Estadual Paulista
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Simone da. Cenários do MOBRAL: caso de Araras/SP. 2019. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019.