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Aspectos particulares da dinâmica educacional de uma turma de alfabetização em braille

A presente pesquisa tem como proposta de estudo a compreensão da singularidade do atendimento educacional dos estudantes deficientes visuais em processo de alfabetização em braille, realizada uma classe especial numa escola pública do Distrito Federal. Para atingir esse objetivo, a pesquisa se propõe a (i) compreender como está organizada a oferta de educação especial para os estudantes deficientes visuais (cegos e com baixa visão) em fase de alfabetização na rede pública de ensino do Distrito Federal, refletindo sobre os avanços e as dificuldades do processo de inclusão educacional; (ii) investigar como o diálogo é utilizado nas estratégias pedagógicas para a aprendizagem e o desenvolvimento desses estudantes; e (iii) compreender o papel que as avaliações diagnósticas médico-terapêuticas, psicopedagógicas e avaliações educacionais assumem para o desenvolvimento da prática pedagógica da professora participante da pesquisa. O aporte metodológico utilizado foi a metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, organizado em uma construção descritiva de particularidades observadas ao longo do trabalho de campo. Como referencial teórico foram utilizadas as obras de Mitjáns Martinez e González Rey (2017); e Vygotski (1997). Para esses autores a avaliação (diagnóstica ou de aprendizagens) não deve estar pautada em objetivos universais e homogêneos que não contribuem para a compreensão das possibilidades de aprendizagem, e sim estar pautada por uma análise de caráter qualitativo do desempenho do estudante A partir da análise do referencial teórico em conjunto com a pesquisa empírica, chegaram-se aos seguintes resultados do trabalho: (i) por meio do diálogo, a professora estabelece uma dinâmica em sala aula que favorece o engajamento dos estudantes em suas aprendizagens e nos processos de desenvolvimento; (ii) a aproximação promovida pelo diálogo proporciona a professora a elementos necessários para a realização da avaliação processual de seus alunos e a construção de atividades singularizadas que ampliam as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento; e (iii) as avaliações diagnósticas médico-terapêuticas possuem papel secundário no planejamento das ações educativas da professora.

Nome do Autor: Aictyr Lomonte Tamanaha
Nome do Orientador: Mônica Correia Baptista
Instituição: Universidade de Brasília
Estado:Distrito Federal
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: TAMANAHA, Aictyr Lomonte. Aspectos particulares da dinâmica educacional de uma turma de alfabetização em braille. 2018. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2018.