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AS REPRESENTAÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA EMEF MARIA DE LOURDES RAMOS CASTRO

A leitura é um instrumento importante para o processo de cidadania. Uma leitura que vai além da literatura infanto-juvenil e se amplia para a leitura da vida, a leitura do mundo, a leitura como prática social. O mesmo vale para a escrita, que, na escola, não pode ser encarada apenas como uma instância de avaliação da linguagem aprendida. Tanto a leitura como a escrita manifestam-se de diferentes formas, por diferentes gêneros e suportes, como as placas, os rótulos de embalagens, os encartes, os contos, entre outros. Nesta pesquisa, temos por objetivo geral investigar as representações de alfabetização e letramento que professores do Ensino Fundamental I, da EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro, possuem. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa. O corpus foi composto de 39 respostas a um questionário, o qual tinha por finalidade verificar as demandas de letramento de estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I; além de 5 entrevistas realizadas com 5 professoras do Ensino Fundamental I, selecionadas na EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro, por critério de acessibilidade da pesquisadora; e também de registros de observação de aulas de professoras do 1º e do 5º anos do Ensino Fundamental I, realizadas pelo período de 30 dias corridos. Todos os dados coletados foram analisados por meio das categorias emergidas no referencial teórico sobre alfabetização e letramento social. Como resultado, podemos perceber que as representações que as professoras possuem acerca da alfabetização e letramento são muito semelhantes, estando o letramento muito próximo de uma concepção de processo de apreensão do código da língua, seja na leitura, seja na escrita, semelhante aos que as professoras reconhecem como sendo a própria alfabetização. Com isto, verificamos que há necessidade proposição de uma formação continuada para aprofundar as representações de alfabetização e letramento, com efetivação na prática em sala de aula, conclusão que se sustenta também nas respostas dadas pelas professoras entrevistadas.

Nome do Autor: Daniele da Silva Martins
Nome do Orientador: Valeria Iensen Bortoluzzi
Instituição: Universidade Franciscana
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2018
Curso: PG em Ensino de Humanidades e Linguagens
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: MARTINS, Daniele da Silva. AS REPRESENTAÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DA EMEF MARIA DE LOURDES RAMOS CASTRO. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Franciscana, Rio Grande do Sul, 2018.