Abec

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Análise dos resultados globais e parciais obtidos nos testes ABC relacionando os efeitos da pré-escolaridade, do nível sócio econômico e da interação entre ambos sobre a prontidão para leitura e escrita.

Os objetivos da pesquisa foram: verificar o efeito da pré-escolaridade, do nível sócio-econômico e de ambos esses fatores combinados, sobre a prontidão para leitura e escrita; verificar a intensidade com que as atividades relacionadas com a aprendizagem da leitura e escrita são realizadas nas classes de pré-escolar e em casa. Foram sujeitos da pesquisa 72 alunos (36 nível sócio-econômico alto, e 36 nível sócio-econômico baixo, sendo metade de cada grupo com pré-escolaridade e a outra metade sem), da 1ª série do 1º grau de 8 escolas da Rede Estadual de Curitiba. Os instrumentos utilizados foram: testes ABC, 2 questionários, um de atividades domiciliadas e outro de atividades escolares que favorecem a prontidão para leitura e escrita. Os resultados encontrados foram: a pré-escolaridade e o nível sócio-econômico influem nos índices de prontidão; não existe interação significativa entre pré-escolaridade e nível sócio-econômico com relação à prontidão; a pré-escolaridade não afeta significantemente os índices de prontidão dos sujeitos de nível sócio-econômico alto, mas afeta significantemente os índices de prontidão dos sujeitos de nível sócio-econômico baixo; entre os testes que compõem o ABC, são diferentes os que diferenciam sujeitos com e sem pré-escola, e sujeitos de nível sócio-econômico alto e baixo.

Nome do Autor: PEIXOTO, Maria Inês Hamann
Nome do Orientador: Karl Michael Loremz
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Análise dos resultados globais e parciais obtidos nos testes ABC relacionando os efeitos da pré-escolaridade, do nível sócio econômico e da interação entre ambos sobre a prontidão para leitura e escrita. Curitiba: PG em Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, 1980. 112p. (Dissertação de Mestrado).