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Análise crítica dos contextos de uma política de iniciação à docência: Projeto Bolsa Alfabetização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Esta pesquisa tem o foco em uma política de iniciação à docência, o Projeto Escola Pública e Universidade na Alfabetização, também conhecido como Projeto Bolsa Alfabetização, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, criado em 2007. Procurou-se responder à seguinte pergunta: em que medida o Projeto Bolsa Alfabetização contribuiu na iniciação à docência de suas egressas? Adotando como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas desenvolvida por Stephen Ball e Richard Bowe, a pesquisa considerou o “contexto de influência” e o “contexto de produção de texto”, por meio da análise das normatizações federais, elaboradas pelo Ministério da Educação, e a legislação estadual, contemplando aquelas que diziam respeito ao Projeto Bolsa Alfabetização. Objetivou identificar as ideias-chave da vasta legislação que passou a orientar as políticas de formação inicial docente no percurso da primeira década do século XXI, em ambas esferas administrativas. Verificou-se na análise das normativas federais uma preocupação com a formação inicial do professor, indicando a necessidade de uma reestruturação do curso de Pedagogia para contemplar a articulação efetiva entre a teoria e a prática. Essa mesma intenção foi identificada na legislação que orientou o Projeto Bolsa Alfabetização. A abordagem do ciclo de políticas indicou que a gestão de uma política está ligada a uma série de fatores e interesses, tanto de grupos internacionais como nacionais, no momento de sua criação. Especificamente sobre o Projeto Bolsa Alfabetização, a análise revelou que a criação do projeto adveio da necessidade do governo de atender aos objetivos propostos em seu Plano Estadual de Educação, no que diz respeito à alfabetização dos seus alunos. O “contexto da prática” e o “contexto dos efeitos”, que integram a abordagem do ciclo de políticas foram analisados nas pesquisas correlatas e nos depoimentos obtidos junto a cinco egressas do Bolsa Alfabetização em entrevistas coletivas. Os resultados indicaram que a participação no Projeto se configurou como uma conquista desde a formação inicial das professoras: quando do acompanhamento, ao longo do ano, do processo de alfabetização das crianças, percebendo seus avanços e realizações; e pela parceria criada entre os profissionais da escola, por meio de apoio, de trocas, de aprender com o outro. Como professoras iniciantes revelaram um aprendizado da docência muito significativo, possibilitado tanto pela antecipação do conhecimento da escola pública nas suas múltiplas dimensões, como também na sua relação com o conhecimento adquirido no curso de Pedagogia. Os depoimentos indicaram ainda que as professoras, ao assumirem classes de alfabetização, possuíram melhores condições para lidar com as situações rotineiras que envolvem a prática docente, isto é, aprende-se a ser professor frente aos contextos onde a aprendizagem se dá, por meio de experiências práticas, na interação com o outro, na abordagem das situações, na reflexão das dificuldades. Dessa forma, as professoras encararam de maneira positiva os enfrentamentos pelos quais os professores iniciantes passam, mostrando-se preparadas para as situações de sala de aula como também na relação com outros profissionais da escola. Mesmo sem ter havido uma avaliação do Projeto Bolsa Alfabetização, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo optou pela sua descontinuidade em 2016, indicando que a troca de grupos políticos no poder interfere na continuidade das políticas educacionais

Nome do Autor: Adriana Teixeira Reis
Nome do Orientador: Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: REIS, Adriana Teixeira. Análise crítica dos contextos de uma política de iniciação à docência: Projeto Bolsa Alfabetização da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2018. Tese de Doutorado (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, São Paulo, 2018.