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Formação continuada colaborativa na escola: uma intervenção na ação alfabetizadora com ênfase à utilização dos textos como unidade básica de ensino no processo de alfabetização de crianças
Esta pesquisa, intitulada: "FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NA ESCOLA: uma intervenção na ação alfabetizadora com ênfase à utilização dos textos como unidade básica de ensino no processo de alfabetização de crianças", tem como objetivo geral compreender todo processo de organização, planejamento, implementação e avaliação de um curso de formação continuada a partir dos aportes da pesquisa-ação colaborativa com as professoras do ciclo de alfabetização da Escola Azul com foco no ensino da linguagem escrita utilizando o texto como unidade básica para o ensino. Para orientar/ordenar/sistematizar nossa trilha de investigação os objetivos específicos orientadores apontaram para os que seguem: Sistematizar as contribuições teóricas sobre os paradigmas de formação continuada que orientam as ações formativas nas escolas, bem como àquelas que balizam o trabalho com textos como gênero discursivo no ensino da linguagem escrita no ciclo de alfabetização; Verificar como vem se desenvolvendo o trabalho pedagógico com o texto para o ensino da linguagem escrita nas turmas do ciclo de alfabetização da escola da rede municipal de São Luís/MA; Desenvolver um curso de formação continuada para as professoras colaboradoras tendo como foco o uso do texto como unidade básica para o ensino da linguagem escrita na alfabetização, e, produzir a partir da intervenção um Portfólio de Formação - com o percurso da formação continuada desenvolvida com as docentes, com a finalidade de partilhar os resultados de uma vivência formativa colaborativa. O quadro de referência teórico metodológico da Pesquisa que deu conta do alcance dos objetivos propostos perpassa pela pesquisa aplicada (BERVIAN; CERVO, 1996) do tipo intervenção (DAMIANI, 2012) a partir da pesquisa-ação colaborativa (GHEDIN; FRANCO (2011), ZEICHNER (1993), DESGAGNÉ (2007) e IBIAPINA (2008) como o procedimento privilegiado dada a natureza do objeto a ser alcançado. O aportes teóricos que sustentaram as análises para o embasamento das questões concernentes à linguagem escrita foram: Vigotsky (1989 e 1995), Geraldi (2002, 2011), Bakhtin (1995), Suely Mello (2010), Magda Soares (1986), Lerner (2002), Kaufman (1995), Kleiman (2000), Smolka (2012), Goulart e Souza (2015), Marcuschi (2011) e para o percurso da pesquisa sobre formação docente, autores como Candau (1997), Nóvoa (1991, 2005), Tardif (2012), Pimenta (1997), Gauthier (1998), Frigotto (1995), Zainko (2006), Imbernón (2011), e outros foram decisivos para os nossos propósitos. Os resultados apontaram que foi muito significativo o processo de intervenção sustentado na pesquisa colaborativa, pois possibilitou às professoras colaboradoras e as pesquisadoras coordenadoras interações, vivências e a certeza de que o modelo formativo colaborativo que experimentamos é um caminho a ser perseguido nas pesquisas educacionais, um olhar para a escola, para a sala de aula e seus docentes. Analisar e permitir que estas reflitam sobre os seus saberes, no uso do texto como unidade básica de ensino da Língua Portuguesa evidenciou que as docentes compreendem o processo formativo com ênfase em suas práticas importante, com sentido necessário e sentem-se mais sensibilizadas e disponíveis a ressignificar seus saberes com resultados na prática da sala de aula. Afirmamos que ao concluirmos as sessões reflexivas planejadas, nos deixaram uma percepção de que o processo formativo reflexivo é indispensável.
Nome do Autor: Francisca das Chagas dos Passos SilvaNome do Orientador: Vanja Maria Dominices Coutinho
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Estado:Maranhão
Ano Publicação: 2018
Curso: PG em Gestão de Ensino da Educação Básica
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SILVA, Francisca das Chagas dos Passos. Formação continuada colaborativa na escola: uma intervenção na ação alfabetizadora com ênfase à utilização dos textos como unidade básica de ensino no processo de alfabetização de crianças. 2018. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, 2018.