Abec

Abec


     

Aprendendo a aprender com professores e alunos de 1ª série do 1º grau: relato de uma pesquisa-ação.

Neste trabalho a autora descreve e analisa a prática pedagógica desenvolvida em escola pública de periferia de Porto Alegre, com crianças de 1ª série. Foi promovida uma radical reformulação curricular, abrangendo todos os aspectos do processo pedagógico, e envolvendo todos os alunos de 1ª série e suas professoras. A preocupação central foi compreender como as crianças aprendem e constroem seu conhecimento, através da ação, e como suas professoras se envolvem nessa tarefa; na base do trabalho com crianças e professoras estavam os ensinamentos de Piaget sobre a construção do conhecimento através da experiência física e lógico-matemática, proporcionado pela ação. Na área da alfabetização, o trabalho não se restringiu a um método, mas baseou-se na construção de estruturas lógicas, tendo como princípio norteador o pensamento lógico-matemático. A experiência conduziu a menor evasão e melhores índices de aprovação, mas os principais resultados foram a qualidade da aprendizagem dos alunos e as modificações no clima da sala de aula e no tipo de trabalho das professoras.

Nome do Autor: MOORI, Angela Beatriz Gonçalves
Nome do Orientador: Vânia Maria Moreira Rasche
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicogênese
Assunto:Proposta Didática
Referência:

MOORI, Angela Beatriz Gonçalves. Aprendendo a aprender com professores e alunos de 1ª série do 1º grau: relato de uma pesquisa-ação. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1986. 203p. (Dissertação de Mestrado).