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Contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa na formação de professores para atuar na perspectiva inclusiva

Esta pesquisa de doutorado está vinculada a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral da mesma foi investigar as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na formação continuada dos professores participantes do programa, no que tange a temática inclusão educacional de alunos com deficiência, atuantes como orientadores de estudos na estrutura do programa. Para tanto, foi utilizada uma metodologia quantiqualitativa, buscando aportes teóricos em Lüdke; André (1986); Goldenberg (1997), Minayo (2007) e Gatti; André (2010). O método utilizado foi o Estudo de Caso, levando em consideração as colaborações de Gil (2002). Primeiramente, foi encaminhado um questionário estruturado fechado aos professores participantes do programa para elencar os dados quantitativos. Após, foi encaminhado um questionário estruturado aberto para aqueles que deram retorno ao primeiro instrumento, a fim de coletar informações sobre as contribuições do programa para/na formação continuada. Além disso, foi realizada uma análise do Caderno de Educação Inclusiva (2014), material utilizado ao longo do PNAIC no ano de 2014. Os achados dessa pesquisa revelaram que os encontros de formação oportunizados durante o PNAIC/2014 contribuíram para a formação dos professores no que se refere a temática educação inclusiva, pois configurou-se como um espaço de diálogos, trocas e reflexões entre os professores. O PNAIC/2014 favoreceu esses momentos pela estrutura e organização do programa, possibilitando o compartilhamento entre os participantes dos anseios e desafios da profissão, entre eles, a inclusão educacional de alunos com deficiência. Foi possível constatar que a inclusão educacional das crianças com deficiência nos sistemas comuns de ensino ainda é um desafio, mas quando partilhada gera mudanças, oportuniza diferentes alternativas para a atuação junto aos alunos que têm alguma deficiência, tornando a atuação pedagógica inclusiva e possibilitando a construção de saberes condizentes com a atual clientela que está chegando às escolas brasileiras.

Nome do Autor: Cinthia Cardona de Ávila
Nome do Orientador: Helenise Sangoi Antunes
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: ÁVILA, Cinthia Cardona de. Contribuições do pacto nacional pela alfabetização na idade certa na formação de professores para atuar na perspectiva inclusiva. 2018. Tese de Doutorado (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2018.