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A APROPRIAÇÃO DA TEORIA DE VIGOTSKI NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA

Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, investiga a incidência, na prática pedagógico-didática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de princípios teóricos e metodológicos e orientações curriculares baseados nas ideias de Vigotski, tais como indicados na Proposta pedagógica implantada em 2009 (GOIÂNIA, 2009) e em documentos de orientação pedagógica para a Rede Municipal de Ensino no período de 2009 a 2016. Buscou-se elucidar as seguintes questões: a) a possível correspondência entre os princípios e as orientações curriculares e pedagógicas da Proposta e as ideias de Vigotski sobre educação e ensino; b) as relações entre esses princípios e orientações e o trabalho docente efetivo realizado pelos professores; c) o movimento entre a formulação da Proposta, as formas de implantação e de apropriação pelos professores, incluindo os entraves e contratempos desse movimento, bem como as condições reais para a atuação dos professores e a efetivação da Proposta pedagógica. Para este trabalho, foi realizada pesquisa qualitativa envolvendo análise documental da Proposta e das orientações curriculares e também pesquisa de campo, por meio de observação de aulas e entrevistas, em duas escolas municipais de Goiânia no Ciclo I, em que se dá a alfabetização. Constatou-se, de modo geral, correspondência entre o conteúdo formal da Proposta pedagógica e os conceitos básicos de Vigotski sobre educação e ensino, ainda que a análise dos documentos sugira que alguns desses conceitos passaram por uma reinterpretação para justificar demandas específicas da Secretaria Municipal da Educação (SME), como, por exemplo, a implantação de ciclos de escolarização. Todavia, em termos de efetivação da Proposta na escola, os dados apontam que as ideias de Vigotski aparecem pouco no trabalho docente, nas situações observadas em sala de aula. Constatou-se, além disso, que as orientações curriculares para as escolas e os procedimentos pedagógicos vêm servindo muito mais para atender à finalidade de execução do currículo instrumental e de resultados imediatos (LIBÂNEO, 2014, 2016), conforme a visão de mundo de cunho funcionalista-pragmático, do que aos objetivos de ensino encontrados nas ideias de Vigotski, base de sustentação teórica da Proposta pedagógica de 2009. Ademais, chama a atenção a necessidade de haver mais investimentos por parte da SME em ações de formação continuada e de assegurar melhores condições de atuação profissional dos seus professores, se for projeto da Secretaria dar continuidade à Proposta pedagógica fundamentada na teoria histórico-cultural.

Nome do Autor: Andrea Jardim Portella Rezende
Nome do Orientador: José Carlos Libâneo
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Estado:Goiás
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: REZENDE, Andrea Jardim Portella. A APROPRIAÇÃO DA TEORIA DE VIGOTSKI NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA. 2018. Tese de Doutorado (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2018.