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A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE

A presente dissertação tem as seguintes questões norteadoras: o que fundamenta o trabalho pedagógico dos professores que atuam no 1º ano Ensino Fundamental? Como o Estado do Ceará e o município de Farias Brito se adequaram as normas e as orientações educacionais definindo novos arranjos e políticas educacionais? Como é a organização do trabalho pedagógico no processo de implantação do Ensino Fundamental de nove anos com a inserção da criança de seis anos de idade no Ensino Fundamental na cidade de Farias Brito-Ce? Visando responder tais indagações, objetivamos de modo geral analisar a organização e realização do trabalho pedagógico com crianças de seis anos de idade no Ensino Fundamental, à luz da Lei nº 11.274/2006 na cidade de Farias Brito-CE. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfica, documental e de campo. Com relação aos instrumentos de coleta dos dados, fizemos uso de questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental na cidade de Farias Brito. No que diz respeito à organização: a introdução contextualiza o problema, e aponta os objetivos da pesquisa. Bem como o caminho metodológico percorrido. No segundo capítulo abordamos a criança e a infância como uma construção social e histórica, e entendemos como ambas são percebidas no contexto atual da sociedade contemporânea burguesa. No terceiro, traçamos o percurso histórico da conquista do direito da criança brasileira a educação, atentando para o contexto das reformas políticas educacionais no âmbito nacional e estadual. No capítulo quarto, situamos o município locus da pesquisa e o perfil dos sujeitos investigados. No quinto, conceituamos a categoria trabalho, que subsidiou a análise da organização do trabalho pedagógico com a crianças de 6 anos em Farias de Brito-CE, à luz da lei 11.274 de 06 de fevereiro de 2006. A titulo de considerações percebemos que criança e infância embora indissociáveis, possuem sentidos distintos. A primeira diz respeito a questões biológicas, enquanto que a segunda é uma construção social, cultural e histórica. As políticas educacionais brasileiras retratam a conjuntura que estão inseridas, a Lei de nº 11. 274/206 não é uma exceção, uma vez que esta trás consigo as marcas do controle político e econômico exercido pelo neoliberalismo. Essas questões refletem diretamente no trabalho pedagógico realizado com as crianças e seis anos no 1º ano do Ensino Fundamental, o foco na alfabetização negligencia os demais aspectos formativos particulares a infância.

Nome do Autor: Cicera Cosmo de Souza
Nome do Orientador: Maria Nazaré Tavares Zenaide
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SOUZA, Cicera Cosmo de. A lei 11.274/2006 e o trabalho pedagógico com criança de seis anos no ensino fundamental na cidade de Farias Brito-CE. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2018.