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Código e Desigualdade: estudo experimental de socio-lingüística aplicado à tecnologia educacional

O objetivo da pesquisa foi identificar os efeitos de um Programa de Treinamento de Linguagem no desempenho de alunos de 1ª série, socialmente desfavorecidos e detectar na aplicação desse Programa, elementos diferenciais no uso da linguagem determinados pelo contexto. Foram referencial as teorias de Basil Bernstein, M.A.K Halliday e L.S. Vygotsky. Foram sujeitos da pesquisa dois grupos de crianças (Grupo experimental e Grupo Controle) em fase de alfabetização de uma escola municipal do Rio de Janeiro situada em área de favela. Os grupos foram sumetidos a pré e pós-teste. As análises dos resultados indicaram a eficácia do Programa e a possibilidade de seu uso na construção de um Programa Tecnológico curricular para o ensino no pré-escolar, o que implica na necessidade de elaboração de um Projeto de Treinamento técnico para professores.

Nome do Autor: NOZAKI, Izumi
Nome do Orientador: Nelly Moulin
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Sociolingüistica
Assunto:Proposta Didática
Referência:

NOZAKI, Izumi. Código e Desigualdade: estudo experimental de socio-lingüística aplicado à tecnologia educacional. Rio de Janeiro: PG em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1986. 292p. (Dissertação de Mestrado).