Abec

Abec


     

A contribuição do gênero conto para a formação do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental

Nessa dissertação, foi proposta a investigação por meio de pesquisa-ação para confirmar se a leitura do gênero conto contribui para a formação dos leitores em turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa está pautada numa perspectiva interacional de linguagem, em que o ensino da Língua Portuguesa na escola deve partir dos contextos de uso e da interação para serem trabalhados com os alunos, opondo-se ao ensino de língua baseado apenas na gramática tradicional, a fim de obter melhores resultados na formação dos leitores em processo de letramento e letramento literário. A pesquisa foi realizada em turma de primeiro ano, série escolhida por ser o primeiro contato formal da criança com o processo de alfabetização. Os fundamentos teóricos da pesquisa percorreram os autores que contemplam a perspectiva interacional de linguagem, que tratam da importância do gênero discursivo na escola, do surgimento da literatura infantil e sua importante relação com a escola. Os conceitos de alfabetização, letramento e letramento literário também foram abordados nessa pesquisa. A alfabetização, por ser o contexto da turma pesquisada, que está aprendendo o código linguístico; o letramento, por ser a promoção da linguagem, que cria sentido para as práticas sociais dos sujeitos; e o letramento literário, por ser considerado a construção dos sentidos que possibilitam a humanização dos sujeitos. Para o desenvolvimento dos produtos educacionais dessa pesquisa, I sequência didática e II minicurso para professores, foram desenvolvidas nessa pesquisa as características do conto, sua relação com a infância e escola e o seu caráter estético. O objetivo da pesquisa e dos produtos educacionais é contribuir para a formação desse leitor da série inicial e para as práticas dos professores que queiram trabalhar a linguagem, por meio da literatura infantil e dos contos, numa perspectiva interacional.

Nome do Autor: Juliana Silva Alves Oliveira
Nome do Orientador: Elisandra Filetti Moura
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Estado:Goiás
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Grad. em Ensino na Educação Básica
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: OLIVEIRA, Juliana Silva Alves. A contribuição do gênero conto para a formação do leitor nas séries iniciais do ensino fundamental. 2018. Tese de Doutorado (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2018.