Abec

Abec


     

Blogs de professores e suas redes de articulação: desafiando os limites de espaço tempo da produção política do PNAIC

A pesquisa desenvolvida se propôs investigar os blogs dos professores, afirmando esse espaçotempo como uma instância de produção política e, fundamentalmente, como espaço de produção curricular, no caso desse estudo, dos profissionais envolvidos nos cursos de formação dos professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC. A proposta partiu do entendimento de como a tecnologia reconfigura as relações do sujeito com o mundo, com o outro, discutindo assim, outras maneiras dos atores se comunicarem, nas relações culturais que desenvolvem com os usos que fazem da tecnologia. A opção pelo recorte de tratar dos blogs de professores envolvidos no PNAIC se dá pela inserção desse estudo em uma pesquisa que analisa uma política de formação continuada de professores alfabetizadores, desenvolvida em âmbito nacional, com o propósito de pactuar práticas curriculares para o ciclo de alfabetização. Assim, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC foi discutido enquanto uma política curricular para a alfabetização, entendendo que os desdobramentos e ações dessa política contribuíram para constituir currículos para a etapa da alfabetização em todo o território nacional, à medida que consolidou práticas de alfabetização em diálogo com diferentes contextos de produção da política. Esse estudo se desenvolve na compreensão de currículo como enunciação cultural, enquanto produção discursiva (LOPES; MACEDO, 2011; FRANGELLA, 2014). Desse entendimento tido como lente para analisar o PNAIC, toma-se a produção cultural dos professores em seus blogs, na condição de enunciações curriculares marcadas pela diferença e posicionamento político, observando as ambivalências e contradições que permeiam o terreno de produção das políticas de currículo em que me apoio. Os movimentos de pesquisa no/com os blogs foram sinalizando que era necessário analisar os registros dos movimentos das ações políticas nas diferentes regiões do território nacional, como também analisar os relatos de experiências dos professores registrados nos espaçostempos dos blogs. Os relatos de experiências dos professores se apresentaram como produções curriculares e também como possibilidade de discutir a constituição da política enquanto produção cultural, confrontadas e significadas pela diferença. Além das análises dos blogs, foram realizadas: a análise dos materiais de formação propostos pelo PNAIC, dos documentos orientadores do programa, das produções acadêmicas dos envolvidos no programa, transitando por diferentes espaços e tempos de produção e articulação do PNAIC, entendendo que esse trânsito é importante para compreender a política como movimento, como processo fluido e dinâmico. Nesse sentido, a tese foi sendo tecida por movimentos de pesquisa e de argumentação teórica que buscaram destacar nas análises realizadas os sentidos de currículo, os significados na/pela prática dos professores alfabetizadores, afirmando essa prática como constituidora da política, produzindo outros/novos sentidos para um Pacto de alfabetização das crianças do território nacional. Argumenta-se que a produção curricular de uma política é falha na sua pretensão unificadora nacional, uma vez que a totalização é impossível; os movimentos dos professores nas redes de relacionamento que constituíram e nos cursos que aqui destaco no estudo dos blogs incitam outros movimentos que tensionam a pretensão de totalidade, em sua dimensão performática.

Nome do Autor: Roberta Sales Lacê Rosário
Nome do Orientador: Rita de Cassia Prazeres Frangella
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: ROSÁRIO, Roberta Sales Lacê. Blogs de professores e suas redes de articulação: desafiando os limites de espaço tempo da produção política do PNAIC. 2018. Tese de Doutorado (Doutorado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.