Abec

Abec


     

Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma intervenção no contexto escolar

A presente pesquisa investigou se a realização de atividades lúdicas em contexto inclusivo, isto é, em contexto de sala de aula regular, auxilia no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente na área da escrita. O processo de alfabetização percorrido por essas crianças tem se colocado como um grande desafio para os professores. A apropriação da linguagem escrita, o desenvolvimento de funções mentais (funções psicológicas superiores) que lhe permitam uma atuação refinada no plano simbólico e os percursos de simbolização percorridos são aspectos importantes para serem estudados, visto que ainda são poucos os estudos no campo científico, sendo à maioria voltado à comunicação e comportamento. Foi realizada uma pesquisa do tipo intervenção que buscou a compreensão do processo de desenvolvimento e aprendizagem de uma aluno com TEA, mediante a realização de atividades lúdicas junto a seus pares em sala de aula regular. Participou do estudo um menino com diagnóstico prévio de TEA, com oito anos de idade, matriculado no segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Pelotas. As atividades lúdicas foram apresentadas e direcionadas pe la professora titular, sendo estas realizadas pelo aluno junto a seus colegas diariamente em sala de aula. As testagens para avaliar o processo de aprendizagem do aluno foi aplicada pela professora titular na sala de recursos multifuncional três vezes, por um período de cinco meses. A análise e interpretação dos dados foi efetivada a partir do método microgenético ( GÓES,2000) e análise de conteúdo do tipo temática ( Minayo,1993). Os resultados indicaram que a aplicação de atividades lúdicas em contexto inclusivo gera um grande benefício no aprendizado de crianças com TEA, promovendo o aumento da interação social, a partir do desenvolvimento da habilidade de atenção compartilhada, provocando progressos significativos na comunicação e compreensão do universo letrado.

Nome do Autor: Mariana Campos Pinho
Nome do Orientador: Síglia Pimentel Höher Camargo
Instituição: Universidade Federal de Pelotas
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: PINHO, Mariana Campos. Contribuições do uso de atividades lúdicas em sala de aula, para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma intervenção no contexto escolar. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2018.