Abec

Abec


     

Avaliação nacional de alfabetização e suas implicações no cotidiano da escola a partir da visão dos diretores do município de Braço do Norte 2013-2015

A pesquisa intitulada Avaliação Nacional de Alfabetização e suas implicações no cotidiano da escola a partir da visão dos diretores do município de Braço do Norte 2013-2015 faz parte de um projeto de pesquisa vinculado ao Programa Observatório da Educação – CAPES/OBEDUC que vem sendo desenvolvido desde 2012. Objetiva investigar sobre as repercussões/impactos da Avaliação Nacional de Alfabetização no cotidiano das escolas públicas do município de Braço do Norte, localizado na região da Associação dos Municípios da Região de Laguna/SC a partir da visão dos diretores das escolas. Assim, têm-se como objetivos específicos: identificar as diretrizes norteadoras da política nacional de avaliação para a educação básica; identificar os princípios, diretrizes e características da Avaliação Nacional de Alfabetização; identificar o que fazem os professores alfabetizadores no seu cotidiano em relação à Avaliação Nacional de Alfabetização; verificar como o resultado da Avaliação Nacional de Alfabetização é utilizado na rotina escolar das classes de alfabetização. Os dados foram obtidos através de questionário e de entrevista com os diretores das escolas públicas do município pesquisado. De acordo com a política educacional nacional, a prova produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Com os resultados, espera-se que as redes de ensino e o governo estabeleçam estratégias de melhoria nos processos educacionais. Visando ao Ciclo de Alfabetização, que compreende do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (INEP, 2013a), os resultados evidenciaram, por um lado, que há um distanciamento entre essa Avaliação Externa instituída pelo Ministério da Educação e a prática pedagógica desenvolvida no cotidiano das escolas; por outro, existe uma adequação das escolas às determinações externas. A partir das informações obtidas dos diretores das escolas é possível inferir que há desconhecimento, por parte da maioria da comunidade escolar, da realização e do papel dessa avaliação. A aplicação da prova ocorre nas escolas sem que haja, por parte da maioria delas, qualquer discussão. Da mesma forma, os resultados, quando acessados pelas escolas, pouco são considerados pelos professores para reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem. Ao mesmo tempo, há evidência de preocupação com essa avaliação a ponto de ter influenciado professores alfabetizadores em participar do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, cujo programa tem como objetivo a formação do professor alfabetizador, e as questões de a Avaliação Nacional de Alfabetização ter seu conteúdo e método atrelados ao conteúdo e método desse Programa.

Nome do Autor: Rosane Alberton
Nome do Orientador: Leonete Luiza Schmidt
Instituição: Universidade do Sul de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ALBERTON, Rosane. Avaliação nacional de alfabetização e suas implicações no cotidiano da escola a partir da visão dos diretores do município de Braço do Norte 2013-2015. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2017.