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Consciência fonológica e relações Grafema-Fonema na alfabetização: contribuições de um programa de ensino

Inúmeras pesquisas na área da ciência da leitura têm verificado que a estimulação das habilidades de consciência fonológica, especialmente as de consciência fonêmica, associada ao ensino das correspondências grafema-fonema, contribui significativamente para o bom desempenho das crianças no processo de alfabetização, pois favorece, desde cedo, a descoberta do princípio alfabético, com o qual a criança poderá adquirir autonomia na leitura de palavras. Dificuldades no desenvolvimento da consciência fonêmica podem acarretar problemas na aprendizagem da leitura. Nesse sentido, a presente pesquisa se propôs a verificar se o ensino das habilidades de consciência fonológica e das correspondências grafemafonema, através da aplicação de um programa de ensino de curta duração dessas habilidades e correspondências, oferecia contribuição para processo de alfabetização de crianças do primeiro ano. Participaram do estudo 163 crianças de 10 turmas do primeiro ano da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que foram indicadas pela própria Rede e divididas aleatoriamente em Grupo Experimental (n=64) e Grupo Controle (n=99). Para verificar o nível de desenvolvimento das habilidades e dos conhecimentos citados, bem como de desempenho na leitura, foram aplicadas duas avaliações de mesmo teor, uma antes e outra depois da aplicação do programa de ensino, contendo os seguintes testes: conhecimento de letras, reconhecimento de grafemas, consciência fonológica e leitura. O programa de ensino, composto por 30 sessões e elaborado especialmente para essa pesquisa pelo pesquisador responsável, foi aplicado pelas próprias professoras das turmas do Grupo Experimental, durante um período de 12 semanas, com cerca de 3 sessões semanais de 30 minutos cada, totalizando 15 horas de intervenção. Na avaliação posterior à aplicação do programa de ensino não foi observada diferença significativa nas pontuações médias dos testes de leitura de palavras, entre os grupos Experimental e Controle. No entanto, verificou-se que as crianças do Grupo Experimental apresentaram aumento significativamente maior nos testes de Reconhecimento de Grafemas e Consciência Fonêmica, o que permite considerar que o programa de ensino ofereceu alguma contribuição para o processo de alfabetização das crianças, na medida em que o conhecimento das relações grafema-fonema e a consciência fonêmica são essenciais para a aprendizagem da língua escrita.

Consciência fonológica;Correspondências grafema-fonema;Alfabetização

 

Nome do Autor: Marco Cesar Kruger da Silva
Nome do Orientador: Dalva Maria Alves Godoy
Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2018
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SILVA, Marco Cesar Kruger da. Consciência fonológica e relações Grafema-Fonema na alfabetização: contribuições de um programa de ensino. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Santa Catarina, 2018.