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A língua escrita em ciclo final de alfabetização: uma interface com consciência fonológica

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou investigar o desempenho dos alunos, em relação às habilidades relacionadas aos diferentes níveis de consciência fonológica, trabalhadas de forma interligada à leitura e à escrita. O estudo foi realizado com alunos pertencentes ao ciclo final de alfabetização de uma escola da rede municipal de João Pessoa. Por meio desse processo investigativo, de natureza qualitativa, caráter descritivo e intervencionista, promovemos o avanço desses alunos em relação às habilidades relacionadas à consciência fonológica e à língua escrita. A pesquisa, fundamentada teoricamente em Capovilla e Capovilla (2010, 2011), Lemle (2009), Dehaene (2012) e Solé (2009), foi desenvolvida em quatro etapas: 1ª) verificação da etapa de aquisição da leitura e da escrita dos participantes; 2ª) aplicação do pré-teste para analisar o desempenho dos alunos em relação às atividades que conciliam consciência fonológica, leitura e escrita; 3ª) desenvolvimento da proposta didática elaborada com base nos resultados do pré-teste e 4ª) aplicação do pós-teste para verificar o desempenho dos alunos após a realização da proposta de intervenção. O material obtido em cada uma dessas etapas constitui o corpus do trabalho. Na análise do pré-teste, identificamos várias dificuldades referentes à consciência de palavras, de sílabas, de rimas e aliterações e de fonemas. Com base nessa análise, elaboramos a proposta didática, a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (BRASIL, 2013). Após o desenvolvimento da intervenção, verificamos, por meio da análise do pós-teste, que os alunos das diferentes etapas de aquisição da língua escrita avançaram em relação às habilidades trabalhadas no pré-teste. Tais resultados apontaram para importância de um trabalho voltado para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da consciência fonológica durante o processo de alfabetização, sobretudo, em relação aos alunos que se encontram em fase inicial desse processo.

Leitura e Escrita. Consciência Fonológica. Alfabetização.

 

Nome do Autor: Anelise dos Santos Bernardelli
Nome do Orientador: Alvanira Lúcia de Barros
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BERNARDELLI, Anelise dos Santos. A língua escrita em ciclo final de alfabetização: uma interface com consciência fonológica. 2015. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2015.