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Contribuições do projeto especial de ação para a formação de professores do ciclo de alfabetização

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a formação permanente de professores do Ciclo de Alfabetização, proposta no Projeto Especial de Ação (PEA) de uma escola da rede municipal de São Paulo. Na legislação pertinente, a formação de professores em serviço está vinculada à construção do Projeto Político Pedagógico das escolas e visa à melhoria da qualidade da educação, considerando a realidade da escola e do entorno. O foco principal desse trabalho é a análise do processo de formação em contexto e suas contribuições na mudança das práticas realizadas pelas professoras do Ciclo de Alfabetização, que compreende os três primeiros anos e atende a faixa etária entre seis a oito anos. Para o desenvolvimento do trabalho, optamos por um enfoque qualitativo, utilizando como procedimentos metodológicos a análise documental, entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica e grupos de discussão com as professoras. O cenário é composto por uma escola municipal de ensino fundamental da região sudeste de São Paulo. Os participantes da pesquisa são oito professoras alfabetizadoras com mais de cinco anos de experiência, titulares de cargo efetivo de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I com provimento por concurso público de provas e de títulos, com lotação na escola há cinco anos, pelo menos, Também foi sujeito da pesquisa, a coordenadora pedagógica da escola. O contexto em que a escola está inserida é um bairro que apresenta contrastes socioeconômicos, compreendendo três áreas de conjuntos de habitações populares e moradias de classe média. O material empírico coletado foi analisado a partir dos referenciais teóricos do campo teórico da formação continuada de professores. A análise dos dados evidenciou que o PEA apresenta-se como um espaço potente para a formação de professores do Ciclo de Alfabetização, favorecendo o trabalho coletivo, garantindo tempo e espaço para estudo, discussões, troca de experiências e a constituição de um grupo. O papel da coordenadora pedagógica é de grande importância para as ações formativas, de apoio, orientação e acompanhamento do grupo de professoras na escola. Os dados apontaram ainda a necessidade de fortalecimento dos fundamentos teóricos e de aprofundamento dos estudos indicados no material bibliográfico disponível na escola. As constatações da pesquisa forneceram subsídios para a proposição de um plano de formação colaborativo para ser desenvolvido no PEA.

Nome do Autor: Marisa Garbellini Sensato
Nome do Orientador: Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andre
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SENSATO, Marisa Garbellini. Contribuições do projeto especial de ação para a formação de professores do ciclo de alfabetização. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.