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Consciência fonológica e sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita: melhor prevenir do que remediar

Pesquisas recentes desenvolvidas na área da Ciência Cognitiva da Leitura vêm enfatizando a importância das habilidades metalinguísticas para promover o sucesso na aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Programas de intervenção pedagógica visando desenvolver habilidades de consciência fonológica têm se mostrado eficazes para favorecer o desenvolvimento dessas habilidades e a aprendizagem da leitura e da escrita, inclusive em alunos com dificuldades nessa aprendizagem. Com base nesses pressupostos e considerando o reduzido número dessas pesquisas no Brasil, principalmente com alunos com dificuldades na aprendizagem da linguagem escrita, o presente estudo investigou os efeitos de um programa de intervenção - composto de atividades e jogos visando desenvolver habilidades de consciência fonológica - sobre a aprendizagem da leitura e escrita de crianças de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental com dificuldades nessa aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal, em Teresina-Pí. Participaram do estudo 18 crianças de ambos os sexos, distribuídas em dois grupos, o experimental com 9 crianças com idade de 7;1 a 9;3 anos e o grupo controle com 9 crianças com idade de 7;5 a 9;1 anos. A pesquisa seguiu o delineamento experimental e foi desenvolvida em três fases: pré-teste, intervenção e pós-teste. Foram utilizadas provas de consciência fonológica, escrita de palavras, leitura de palavras e conhecimento de letras. A prova de escrita foi aplicada coletivamente e as outras individualmente pela pesquisadora a todas as crianças antes e após a intervenção. O programa de intervenção é composto de 5 unidades de atividades e jogos visando desenvolver habilidades de consciência fonológica nos níveis suprassegmentar e segmentar da fala. Foi desenvolvido pela pesquisadora com os participantes do grupo experimental, três vezes por semana, em 24 sessões de atividades, cada uma com duração de 90 minutos. Os dados foram analisados e discutidos em confronto com outros resultados de pesquisas da área. Os resultados mostraram efeitos positivos da intervenção sobre o desempenho dos participantes do grupo experimental, tanto nas habilidades de consciência fonológica quanto de escrita e de leitura de palavras, dando suporte às hipóteses de correlação entre déficit em consciência fonológica e dificuldades na aquisição da leitura e da escrita. Os achados confirmam que programas de atividades instrutivas em consciência fonológica são eficazes para desenvolver consciência fonológica e favorecer a aquisição da leitura e da escrita em alunos com dificuldades na aprendizagem dessas habilidades. Os resultados evidenciam claramente a importância do ensino explícito e sistemático das correspondências entre grafemas e fonemas e da instrução em consciência fonêmica no início da aprendizagem escolar para promover o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita, mostrando que é melhor prevenir do que remediar

Nome do Autor: Lina Maria de Moraes Carvalho
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2010
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CARVALHO, Lina Maria de Moraes. Consciência fonológica e sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita: melhor prevenir do que remediar. 2010. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.