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Consciência fonológica e aprendizagem da língua escrita : o papel do conhecimento (meta)linguístico do professor alfabetizador do ciclo da infância

Esse trabalho trata da importância da consciência fonológica, associada à explicitação do princípio alfabético, no fazer do professor do 1º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de município piauiense, no processo de alfabetização de crianças. A pesquisa constitui-se em dois eixos: (1) estudos linguísticos que fundamentam o processo de alfabetização e (2) análise do processo de aquisição da escrita de alunos alfabetizando. A coleta deu-se em quatro turmas do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de União-PI, ou seja, quatro turmas pertencentes ao Ciclo da Infância. Em duas dessas turmas o processo de alfabetização foi desenvolvido com a inserção no cotidiano didático pedagógico de atividades de consciência fonológica e explicitação do princípio alfabético (Grupo Experimental: alunos orientados pelos professores que participaram dos estudos de fundamentação linguística) e nas duas outras turmas essas atividades não fizeram parte do cotidiano da alfabetização (Grupo Controle: alunos orientados por professores que não participaram do grupo de estudos linguísticos). Todas as crianças da pesquisa (Grupo Experimental e Controle) foram avaliadas quanto à evolução da escrita (ditado de quatro palavras e uma frase) e ao desenvolvimento da consciência fonológica (CONFIAS [MOOJEN et al., 2003]), em três momentos ao longo do ano letivo, nos meses de abril, julho e dezembro. Além disso, a pesquisadora também acompanhou as atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Constatou-se que na avaliação do mês de julho cerca de 33% das crianças do Grupo Experimental já estavam no Nível 5 do processo de aprendizagem da escrita, conforme Ferreiro e Teberosky (1999), enquanto o Grupo Controle na avaliação de dezembro não atingiu esse percentual. Da mesma forma, o Grupo Experimental atingiu melhores resultados na avaliação da consciência fonológica, com crescimento verificado a cada aplicação do CONFIAS. Parece possível inferir que utilizar atividades que desenvolvam a consciência fonológica associadas à explicitação do princípio alfabético em crianças no Ciclo da Infância pode acarretar um melhor desempenho na aprendizagem da língua escrita. Ressalta-se, assim, a importância da fundamentação linguística do professor alfabetizador quanto ao papel da consciência metalingüística, em especial da metafonologia associadas à explicitação do princípio alfabético de seus alunos no processo de aquisição da escrita.

 
Nome do Autor: Norma Suely Campos Ramos
Nome do Orientador: Lilian Cristine Scherer
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2012
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: RAMOS, Norma Suely Campos. Consciência fonológica e aprendizagem da língua escrita : o papel do conhecimento (meta)linguístico do professor alfabetizador do ciclo da infância. 2012. Tese de Doutorado (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2012.