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Consciência Fonológica: a utilização de jogo digital como estratégia para o ensino de língua portuguesa

Esta pesquisa apresenta um jogo digital como ferramenta de avaliação diagnóstica da consciência fonológica em crianças no processo de alfabetização, tendo em vista a dificuldade em conciliar os conhecimentos linguísticos e tecnológicos à prática docente a partir da realidade do aluno. Nesse sentido, buscamos despertar no professor a importância dos estudos fonológicos em suas atividades em sala de aula, dando ênfase à relevância da avaliação e do desenvolvimento da consciência fonológica em crianças no processo de aquisição da leitura e da escrita. Dessa forma, objetivamos neste estudo propor ao professor o uso instrumento didático-pedagógico que o auxilie na avaliação diagnóstica de maneira objetiva para que com isso ele tenha a possibilidade de planejar suas aulas a partir da união entre teoria, tecnologia e realidade do aluno. Para tanto, esta proposta está vinculada à linha de pesquisa teorias da linguagem e ensino, uma vez que está voltada para o estudo da linguagem – Fonética, Fonologia e consciência fonológica –, e para a formação do professor, focalizando construção de saberes conceituais necessários para a sua formação teórica e sua construção de objeto de ensino. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, fizemos estudos bibliográficos a partir dos estudos fonológicos de Cagliari (2009), Silva (2007), Simões (2006), Camara Jr. (1970), Lopes e Andrade (2012), Hora (2009) e Seara (2011), mostrando o funcionamento e a estrutura sonora da língua. Quanto ao suporte técnico-didático, nos apoiamos nas discussões de Barrera e Maluf (2003), Capovilla e Capovilla (2000), Lopes (2004), Santamaria (2004), Bernardino Jr. (2006), Adams (2006) e Paraná (2010), no que tange à importância da avaliação e treino de consciência fonológica em crianças para o sucesso do processo de alfabetização e no que diz respeito à construção do jogo digital. Esta pesquisa também se caracteriza como intervencionista, pois aplicamos o jogo em turmas do 1º, 2º, 4º e 6º anos do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Mossoró/RN; e o jogo revelou a possibilidade de diagnosticar dadas habilidades de consciência fonológica de cada criança. Este estudo, de forma mais ampla, pretende contribuir para o processo de aquisição da leitura e da escrita, no sentido de facilitar de forma prática e eficaz a avaliação diagnóstica para o planejamento docente no que diz respeito ao desempenho e desenvolvimento da consciência fonológica em crianças.

Fonologia;Consciência fonológica;Jogo;Diagnóstico.

 

Nome do Autor: Ana Mara Alves de Freitas
Nome do Orientador: Gilson Chicon Alves
Instituição: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área: Linguagem e Letramento
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: FREITAS, Ana Mara Alves de. Consciência Fonológica: a utilização de jogo digital como estratégia para o ensino de língua portuguesa . 2015. Dissertação de Mestrado (Mestrado Profissional) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2015.