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Análise de ações escolares e resultados do Proalfa: estudo de caso de uma escola de sucesso em Governador Valadares

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as ações implementadas pela equipe gestora que promoveram a melhoria do desempenho dos alunos no Programa de Avaliação da Alfabetização – Proalfa – entre os anos de 2011 a 2015 em uma escola estadual localizada no município de Governador Valadares, tendo em vista o baixo desempenho dos alunos nos anos anteriores. Para isso foi descrito o perfil da escola, bem como sua estrutura física, seu quadro de servidores e os resultados obtidos pelos alunos nas avaliações externas do 3º ano do ensino fundamental, dos anos de 2009 a 2015, comparando-os com os resultados de proficiência alcançados pelas escolas da rede estadual de Minas Gerais e com as escolas da Superintendência Regional de Ensino à qual a escola, objeto deste estudo está jurisdicionada. No referencial teórico, a análise foi sustentada em autores que discutem a gestão escolar com foco nas dimensões da gestão pedagógica e da gestão de resultados. Na conclusão das análises das entrevistas, pode-se constatar que a gestão pedagógica e a gestão de resultados foram bem desenvolvidas e viu-se também que houve bom aproveitamento na implementação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP/ATC), da Educação Integral e da formação continuada para professoras, o Pacto. A pesquisa, a partir da metodologia qualitativa, desenvolve-se por meio de realização de entrevistas com as professoras alfabetizadoras, com a ex-gestora, com a supervisora, com a analista da Superintendência Regional de Ensino, visitas para observações do ambiente escolar e análise de atas de reuniões e dos boletins pedagógicos com os resultados da avaliação do Proalfa. No capítulo 3 foi elaborado um Plano de Ação Educacional, como uma proposta de disseminação de ações e capacitação para os novos atores da escola, de tal modo que as ações exitosas sejam potencializadas e as falhas cometidas sejam melhoradas. A proposta não possui a intenção de prescrever uma lista de ações a serem automaticamente seguidas pela escola, mas sim, se tornar um momento reflexivo sobre a prática pedagógica.

Nome do Autor: Nádia Ramos Grisson de Oliveira
Nome do Orientador: Fernando Tavares Júnior
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: OLIVEIRA, Nádia Ramos Grisson de. Análise de ações escolares e resultados do Proalfa: estudo de caso de uma escola de sucesso em Governador Valadares. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2017.