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Programa compensatório de desenvolvimento lingüístico para crianças carentes culturais: suas consequências no rendimento escolar.

A pesquisa teve por objetivos identificar as principais dificuldades de Comunicação Oral de crianças do 1º ano escolar, de nível sócio-econômico baixo, tentar superar tais dificuldades através de um programa de desenvolvimento lingüístico, e relacionar o desempenho lingüístico das crianças com o seu desempenho escolar. Através de um diagnóstico preliminar de 28 crianças de uma turma de 1ª série de uma escola de periferia, verificou-se a dificuldade dessas crianças em emitir idéias por frases com sentido completo. As crianças foram divididas em dois grupos, submetidos a um pré-teste; um dos grupos foi submetido ao programa de desenvolvimento lingüístico montado a partir do diagnóstico (grupo experimental) enquanto o outro grupo (grupo de controle) foi submetido a atividades placebo restringindo-se nesse grupo ao máximo a comunicação oral. Ao término do programa, os 2 grupos foram submetidos a um pós-teste. Os resultados mostraram ter sido o tratamento capaz de melhorar o desempenho lingüístico do grupo experimental; quanto ao desempenho escolar, as crianças do grupo de controle apresentaram um decréscimo entre o início e o final do experimento, e as crianças do grupo experimental mantiveram o seu desempenho inicial, o que foi interpretado como reflexo positivo do tratamento sobre o desempenho escolar das criança do grupo experimental.

Nome do Autor: MELO, Rachel Brotherhood
Nome do Orientador: Euza Maria de Rezende Bonamigo
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1977
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

MELO, Rachel Brotherhood. Programa compensatório de desenvolvimento lingüístico para crianças carentes culturais: suas consequências no rendimento escolar. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1977. 151p. (Dissertação de Mestrado).