Abec

Abec


     

Influência do modelo de leitor no planejamento do texto escrito por crianças de 4ª série: seleção de informações.

Este trabalho visa a compreender o papel que o modelo de leitor, criado pelo escritor, tem em seu processo de produção de texto, em particular, no caso da produção textual de alunos de 4ª série do 1º grau. Verifica-se até que ponto a criança seleciona as informações em fução do leitor e até que ponto a quantidade de informações que ela coloca em seu texto escrito está relacionada com as especificações que dispõe sobre quam vai ler seu texto. Modelos que descrevem o desempenho de escritores proficientes em relação tarefa de produzir textos escritos indicam que os escritores são influenciados por elementos que fazem parte do contexto da tarefa ou condições de produção: assunto, objetivo, platéia. nesta pesquisa procurou-se observar até que ponto escritores menos proficientes têm consciência de que um texto é escrito para uma leitor e até que ponto eles modificam, ou pelo menos tentam modificar, seus textos em função desse leitor. Variou-se as características da platéia, um dos elementos do contexto, em relação a dois aspectos da figura de autoridade do leitor: conhecimento prévio e posição social. As mudanças ocorridas no produto escrito foram observadas para que se pudesse inferir quais as influências ue a manipulação desses dois fatores têm sobre as operaçõesmentais realizadas pelos alunos no momento da produção de texto. Os resultados da pesquisa indicam qu~e não há influência sistemática da posição social do leitor no modo como as crianças decidem o que incluir em seus textos. Indicam também que o conhecimento prévio queo leitor tem do assunto é relevante na etapa de seleção de informações.

Nome do Autor: CAFIERO, Delaine
Nome do Orientador: Mike Dillinger
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

CAFIERO, Delaine. Influência do modelo de leitor no planejamento do texto escrito por crianças de 4ª série: seleção de informações. Belo Horizonte: PG em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 1995. 185p. (Dissertação de Mestrado).