Abec

Abec


     

Avaliações em larga escala na alfabetização: contextos no ensino público de um município do Estado do Ceará

O presente estudo apresenta as características e as estruturas de cinco sistemáticas avaliativas de acompanhamento dos processos ensino-aprendizagem de cunho nacional, regional e municipal que avaliam a alfabetização, a saber: Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), Provinha Brasil, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (SPAECE-Alfa), Provinha do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) e Avaliação Municipal do 1º Ano, desenvolvidas em um município do estado do Ceará. Observa-se, ainda, seus percursos metodológicos na produção de indicadores que conduzam com eficiência o processo de alfabetização de crianças. Levando em consideração que todas se tratam de avaliações que mensuram a alfabetização, a pesquisa parte do pressuposto da (in)existência de diálogos que complementem a efetivação de suas propostas. Para tanto, elencamos como objetivos do trabalho descrever a estrutura geral e específica de cada avaliação em larga escala na área de alfabetização; fazer estudo comparativo das avaliações em larga escala na área de alfabetização; confrontar os resultados das avaliações em larga escala na área de alfabetização de um município do estado do Ceará. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, na forma de estudo de caso, com cunho descritivo. Como principais resultados, no que tange ao objeto desse estudo, identificaram-se falhas estruturais quanto ao retorno dos resultados à sociedade; observaram-se quadros semelhantes ocorridos entre as instâncias administrativas de cada avaliação; e que ambas estão interligadas a programas específicos de apoio à alfabetização e à formação de professores.

Nome do Autor: Lucas Melgaço da Silva
Nome do Orientador: Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Estado:Ceará
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SILVA, Lucas Melgaço da. Avaliações em larga escala na alfabetização: contextos no ensino público de um município do Estado do Ceará. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2016.