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As concepções de linguagem: um olhar sobre materiais do programa Bolsa Alfabetização

O presente trabalho tem por objetivo identificar as concepções de linguagem no processo de alfabetização presentes no material didático do Programa Ler e Escrever. O Programa Bolsa Alfabetização constitui-se como uma das principais ações do Programa Ler e Escrever. Trata-se de uma política pública, que apresenta um conjunto de linhas de ação articuladas, com vistas a promover a melhoria do ensino em toda a rede estadual do Estado de São Paulo. No primeiro capítulo, a partir de uma visão histórica, tecemos considerações sobre a formação do professor – a formação inicial e continuada, apresentando uma síntese evolutiva na perspectiva do estado e das políticas públicas implantadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, particularmente, o Programa Bolsa Alfabetização. No segundo capítulo, expomos uma breve história da alfabetização, ressaltando os métodos de alfabetização no Brasil. Na sequência, apresentamos as concepções de linguagem, estabelecendo relações com a história da alfabetização. Por último, discutimos o conceito de alfabetização que o programa defende, procurando destacar a produção escrita como uma das atividades desse processo. No terceiro capítulo, apresentamos o material didático proposto no programa, identificando a concepção de linguagem e, por sua vez, de alfabetização, presente nos materiais didáticos utilizados pelos professores e alunos participantes do programa Bolsa Alfabetização na rede estadual de ensino. Procuramos identificar em que medida essa concepção está presente nas atividades de escrita, propostas nos livros didáticos. A pesquisa mostrou que a linguagem é assumida explicitamente pelo documento, embora nas orientações metodológicas não totalmente como um sistema discursivo que se organiza como forma de interação, no uso e para o uso, escrito e falado, sempre de maneira contextualizada e a alfabetização compreendida como a aprendizagem do sistema de escrita e da linguagem escrita em seus diversos usos sociais e de forma simultânea. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se fundamenta em (CAGLIARI, 2006; CALKINS, 1989; FERREIRO E TEBEROSKY, 1999; GATTI E BARRETO, 2009; MARCELO GARCÍA, 1999; MORTATTI, 1999, 2000, 2006, 2007, 2008, 2012; PIMENTA, 2012; SAVIANI, 2009; SMOLKA,1989; SOARES, 1988, 2004; TARDIF, 2014; GERALDI, 2011).

Nome do Autor: Claudiane de Cassia Costa
Nome do Orientador: Maria de Fátima Ramos de Andrade
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2016
Curso: PG em Educação, Arte e História da Cultura
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: COSTA, Claudiane de Cassia. As concepções de linguagem: um olhar sobre materiais do programa Bolsa Alfabetização. 2016. Dissertação de Mestrado (Mestrado Acadêmico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.