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Treinamento de mulheres de periferia para o atendimento à criança de 1ª série - relato de experiência vivida.

Esta dissertação originou-se da preocupação da pesquisadora em trabalhar em uma comunidade. Com este objetivo, e através de uma proposta acadêmica se insere na Favela de Vila Dalva, situada na periferia de São Paulo. Da leitura da realidade dessa Comunidade e do envolvimento da pesquisadora no trabalho de campo, esboça-se a proposta inicial deste trabalho, caracterizado como um caminho alternativo de se atender às reinvidicações dessa populaçã, qual seja, o atendimento à criança dos 7 aos 14 anos, que deixa a Creche Minino Jesus e se destina à Escola de primeiro grau. A partir dessa proposta, surge o Treinamento de mulheres de periferia, como meio de se viabilizar este atendimento, com recursos humanos e materiais gerados na Comunidade e através da mobilização desta população para a consecução de seus objetivos. Analogamente ao reforço escolar, se introduz a proposta de uma atividade manufaturada, que permite a esta criança, contribuir financeiramente no orçamento doméstico de suas famílias. Este trabalho pretende estudar o "como" a Comunidade poderá estar assumindo este atendimento à criança, questionando-o e levantando condições, que possam tornar o relacionamento da criança com a Escola, qualitativamente melhor.

Nome do Autor: GARCEZ, Maria Cândida de Oliveira
Nome do Orientador: Maria Leonor Cunha Gayotto
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Psicologia educacional
Referência:

GARCEZ, Maria Cândida de Oliveira. Treinamento de mulheres de periferia para o atendimento à criança de 1ª série - relato de experiência vivida. São Paulo: PG em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1984. 102p. (Dissertação de Mestrado).