Abec

Abec


     

Da necessidade de programas de treinamento da visão no processo de aprendizagem da criança protadora de visão sub-normal.

O objetivo deste estudo foi investigar as condições atuais em que são desenvolvidos os programas de atendimento educacional dos portadores de visão subnormal, quanto à utilização da visão residual, como parte de seu processo de aprendizagem. As informações foram obtidas através de entrevistas com professores regentes das 20 salas de recursos, sendo 12 da Grande São Paulo e 8 do interior, constituindo-se alvo do estudo os 103 alunos portadores de visão subnormal. A metodologia utilizada para análise das informações foi descritiva-interpretativa. A realidade constatada demonstrou que os programas educacionais para esta clientela são norteados por fundamentos já ultrapassados, não acompanhando a evolução técnico-científica e pedagógica das últimas décadas. Esta situação reflete na práxis educacional, onde a visão residual do aluno não é efetivamente aproveitada devido à inexistência de programas específicos que proporcionem aos mesmos a utilização máxima da VSN; verificando-se uma grande preocupação com o aspecto acadêmico do ensino. Os professores encontram-se desinformados, não recebendo orientação, supervisão e materiais imprescindíveis para o desenvolvimento de um trabalho adequado com esta clientela, sendo que os programas educacionais são realizados de acordo com as concepções individuais década professor.

Nome do Autor: GARCIA, Nely
Nome do Orientador: Mathilde Neder.
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Superv. e Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

GARCIA, Nely. Da necessidade de programas de treinamento da visão no processo de aprendizagem da criança protadora de visão sub-normal. São Paulo: PG em Supervisão e Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1984. 119p. (Dissertação de Mestrado).