Abec

Abec


     

Biblioteca na educação infantil e os desafios da qualidade nesse ambiente de aprendizagem: um estudo de caso na comunidade da Pedreira Prado Lopes - BH/MG

Este estudo tem como objetivo analisar a qualidade da biblioteca, considerada como um ambiente de aprendizagem, em uma instituição educativa que atende crianças menores de seis anos, na comunidade da Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte/MG. Para a análise, tomaram-se como referência documentos oficiais nacionais e textos normativos do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte, relacionando as características dos ambientes educativos pesquisados com as concepções expressas nos documentos oficiais. Além dos documentos oficiais, apoiam a análise dos dados autores que discutem o tema da qualidade na Educação Infantil, tais como Zabalza (1998) e Dahlberg, Moss e Pence (2003); autores que estudam os ambientes de aprendizagem nessa etapa educativa, tais como Forneiro (1998) e Horn (2004), e também autores que abordam a temática sobre o direito à literatura na infância, como Perrotti (1990; 2015). A metodologia baseia-se em abordagens qualitativas de pesquisa, especialmente o estudo de caso e a pesquisa colaborativa. Nos resultados, são apresentados e analisados os dados obtidos através da aplicação de questionário respondido pela equipe de docentes e pelas gestoras da escola, além das observações e registros colhidos sobre a biblioteca. Também são apresentadas as modificações feitas na biblioteca escolar a partir de diálogo colaborativo com as professoras e gestoras da escola municipal pesquisada. O Plano de Ação para a reestruturação da biblioteca será registrado em um e-book com o objetivo de divulgar, para outras escolas, o processo vivenciado na instituição participante da pesquisa e apoiar novas propostas de reestruturação de bibliotecas das Escolas Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte.

Nome do Autor: Eliana Crepaldi Santos
Nome do Orientador: Mônica Correia Baptista
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2022
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Eliana Crepaldi. Biblioteca na educação infantil e os desafios da qualidade nesse ambiente de aprendizagem: um estudo de caso na comunidade da Pedreira Prado Lopes - BH/MG. 2022. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência ) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2022.