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A institucionalização da pesquisa educacional no Brasil: estudo bibliométrico dos artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - 1944-1974.

Esta tese é constituída de um estudo bibliométrico de artigos pertinentes ao processo de institucionalização da Pesquisa Educacional, publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, de 1944 a 1974. Apresenta-se uma reflexão, a partir da literatura, sobre a Pesquisa Educacional, numa perspectiva histórica e conceitos de Ciências, Saber, Ciência da Educação, Pesquisa Educacional, pesquisa, Ciência da Informação, bibliometria, citações e do períodico especializado na comunicação formal de conhecimento, destacando-se peculiaridades da área da Educação. Os objetivos da pesquisa se caracterizam fundamentalmente pela sua vinculação à Ciência da Informação e a área da Pesquisa Educacional: desenvolver uma análise bibliometrica dos artigos da RBEP; usar conceitos e princípios da Arqueologia do Saber de Michel Foucault, como suporte a estudos de artigos de períodicos e citações pertinentes a um campo específico de conhecimento; conhecer o comportamento de uma publicação períodica, segundo análise dos artigos nela publicados e seus padrões de citações; levantar elementos para a descrição do processo de institucionalização da Pesquisa Educacional, via literatura períodica. Partiu-se do pressuposto de que o periíodico é fonte privilegiada para o conhecimento do objeto desta pesquisa, e propõe-se que um estudo bibliométrico, seja um instrumento válido para a complementação de um trabalho arqueológico. Outra pressuposição se refere Às características polifônicas, intertextuais, pragmáticas e elitistas do conhecimento pertinente a um campo de saber, vislumbrando-se a existência de sistema de exclusão e dispersidade, no processo de comunicação dos conhecimentos que formam a Pesquisa Educacional. Categorias empíricas e gnosiológicas constituiram-se em ângulos de visão para análise dos dados, organizados em dois estratos complementares: os artigos e as citações neles ocorridas. Os resultados da pesquisa podem vir a contribuir com informações para a descrição do conhecimento formador do processo de institucionalização da Pesquisa Educacional no Brasil, principalmente sobre a posição de conhecimento na área, e como instrumento de ocultação de manifestações relevantes que fazem parte dessa realidade, tendo em vista a ocorrência de tendências  político-ideológicoas que subjazem ao processo de publicação de seus artigos.

Nome do Autor: ALVARENGA, Lídia
Nome do Orientador: Glaura Vasques de Miranda
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: ALVARENGA, Lídia. A institucionalização da pesquisa educacional no Brasil: estudo bibliométrico dos artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - 1944-1974. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1996. 231p. (Tese de Doutorado).