Abec

Abec


     

As concepções de alfabetização e letramento de duas alfabetizadoras que atuam em escolas do campo no município de Palmeira das Missões - RS: uma reconstrução dos percursos formativos através de relatos autobiográficos

Esta investigação busca uma aproximação das concepções de alfabetização e letramento de duas alfabetizadoras que atuam em escolas do campo no município de Palmeira das Missões - RS, através de relatos autobiográficos das professoras, Lene da Silva Santos e Rosemeri Soares, os quais levam em consideração os processos formativos de ambas a partir de narrativas escritas que se utilizam da memória e das lembranças revividas, reconstruídas e refletidas pelo processo de tornar-se aluno e professor. A metodologia utilizada está embasada numa abordagem designada como investigação qualitativa, segundo Bogdan; Biklen (1994), Antunes (2001; 2010) e Deslandes (1994), porque a interação do pesquisador com os sujeitos da pesquisa constitui-se num elemento significativo nesse tipo de investigação. Os instrumentos de coleta de informações são relatos autobiográficos, os quais Nóvoa (1992) acredita que promovam um processo de formação e proporcionem a compreensão de como se configura determinadas concepções, através das histórias profissionais das docentes consideradas as colaboradoras da investigação, constituindo-se, assim, em uma forma de respeitar e ouvir a voz das mesmas, que na maioria das vezes, encontra-se silenciada e ignorada. Além disso, é utilizada a entrevista, pois para Bogdan; Biklen (1994), esta é uma técnica que, quando aplicada criteriosamente, apresenta elevada confiabilidade e tem grande importância por possibilitar medir atitudes, opiniões, comportamentos e circunstâncias da vida do sujeito. Para isso, é oportunizada uma aproximação com as lembranças escolares das colaboradoras através da reconstrução dos percursos formativos vividos e revividos por ambas. São trazidas questões políticas e conceituais relativas à formação de professores em âmbito nacional e no contexto da escola do campo de Palmeira das Missões - RS. São identificados alguns conceitos de alfabetização e letramento e são introduzidas algumas considerações fundamentais no ensino da língua escrita na perspectiva da alfabetização e do letramento no que se refere à escola do campo. Constata-se que a reflexão sobre a própria história de vida educativa, como espaço de construção de conhecimentos pela via da pesquisa, na perspectiva de Nóvoa (1995), serve para provocar a preocupação com uma atuação através do desenvolvimento de um trabalho pedagógico de maior consistência teórica e intencionalmente comprometido com um projeto pedagógico de formação de profissionais mais críticos, reflexivos e inventivos, mediadores das transformações que a sociedade sempre nos exige.

Nome do Autor: Denise Valduga Batalha
Nome do Orientador: Helenise Sangoi Antunes
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2011
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BATALHA, Denise Valduga. As concepções de alfabetização e letramento de duas alfabetizadoras que atuam em escolas do campo no município de Palmeira das Missões - RS: uma reconstrução dos percursos formativos através de relatos autobiográficos. 2011. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Minas Gerais, 2011.