Abec

Abec


     

Desenvolvimento e aquisi√ß√£o das habilidades de leitura no 1¬ļ grau.

O objetivo da pesquisa foi verificar quais habilidades de leitura relacionadas à compreensão encontram-se desenvolvidas nos alunos de 1ª a 4ª série do 1º grau. A hipótese foi a de que as dificuldades apresentadas pelos alunos ao ler deve-se ao não desenvolvimento adequado das habilidades básicas de leitura. Foram elaborados e aplicados testes para verificar se habilidades de leitura, relacionadas à compreensão, sugeridas pelo programa oficial de ensino de Santa Catarina pelos professores, pelos livros didáticos e pelos psicolingüístas encontram-se desenvolvidas nos alunos de 1ª a 4ª série. Foram testadas 40 crianças, 10 de cada série, colégio particular, predomínio da classe média. Os resultados evidenciaram que: muitas das habilidades perseguidas em determinada série não são adequadas a essa série; o desenvolvimento das habilidades não tem seqüência lógica; os professores não seguem critérios bem definidos para desenvolver habilidades de leitura; ao aluno não são dadas oportunidades para exercitar habilidades de leitura cujo desenvolvimento teve início.

Ano Publicação: 1984
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Letras
Tema: Letras
Natureza Do Texto:Pesquisa: Estudo Transversal
Referencial Te√≥rico: Psicoling√ľistica
Ideário Pedagógico: Pedadogia Tecnicista
Assunto:Avaliação
Referência:

VITORETTI, Albertina Felisbino. Desenvolvimento e aquisição das habilidades de leitura no 1º grau. Florianópolis: PG em Letras, Universidade Federal de Santa Catarina, 1984. 202p. (Dissertação de Mestrado).