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Eurides Pereira de Souza: a singularidade de ser professora no ensino rural de Uberlândia - MG, 1966 – 1997

A pesquisa está inserida no campo da História da Educação e tem como objeto de estudo a história de vida, formação e as práticas educativas da professora alfabetizadora Eurides Pereira de Souza. Dessa forma, nosso objetivo central consiste em investigar a trajetória de vida de uma professora primária no Ensino Rural de Uberlândia no período de 1966 a 1997, enfocando suas práticas educativas desenvolvidas principalmente em escolas rurais do município de Uberlândia – Minas Gerais. O estudo historiográfico pautou-se em uma investigação que teve como fio condutor a seguinte questão/problema: Como Eurides Pereira de Souza, mulher, pobre, parda e leiga, na condição de mediadora cultural, desenvolveu sua prática educativa em comunidades no Ensino Rural de Uberlândia? E como objetivos específicos, procuramos recuperar a trajetória de vida da professora primária no Ensino Rural, por meio de sua obra educacional; a formação realizada na Fundação Helena Antipoff, de leiga a normalista; o delineamento da identidade profissional, por meio do ciclo profissional docente e da carreira; e a revelação das práticas educativas, por meio de documentos iconográficos e das memórias da professora pesquisada. A pesquisa buscou contribuir com elementos histórico-pedagógicos para a discussão da história docente de professores e do Ensino Rural no País, especificamente, na Universidade Federal de Uberlândia. Como metodologia, optamos pela História Oral, por meio de entrevistas realizadas com a professora Eurides. Dessa forma, as narrativas são nossas fontes primárias, complementadas por fontes iconográficas, e com a documentação disponibilizada na Seção de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Uberlândia e na Fundação Helena Antipoff. Utilizamos como subsídio teórico referências no campo da Nova História Cultural, com as contribuições de Burke (1997) e Le Goff (1994; 2002; 2003). Para a compreensão do método da História Oral, buscamos Alberti (2005), Thompson (1992; 2002) e Bosi (1998). O trabalho com a Iconografia, utilizamos Kossoy (1998) Ciavatta (2004. O contexto da História de Vida Josso (2004). Para Memória Halbwachs (1990) e Nora (1993). As discussões em torno da Cultura Escolar, Julia (2001). À respeito da Mediação Cultural, estudamos Sirinelli (1998;2003). Os estudos sobre o Ensino Rural se basearam em Lima (2001; 2017; 2018). E por fim, os Saberes docentes com Tardif (2002) e Nóvoa (1992; 2005) e Ciclo Profissional Docente, com os destaques de Huberman (2000). Defendemos a tese de que as práticas educativas da mediadora cultural e professora Eurides Pereira de Souza promoveram o acesso das comunidades escolares rurais a saberes educativo-culturais, extrapolando os muros escolares. A contradição nessa tese se revela na apreensão de uma mulher, parda, pobre e leiga no magistério, a qual poderia ter continuado em seu trabalho de doméstica, mas que na sua singularidade, superou todas as evidências contrárias e quis marcar as comunidades por onde passou com práticas educativas, as quais extrapolaram o fazer pedagógico previsto nos programas de ensino da rede municipal de educação de Uberlândia, Minas Gerais.

Nome do Autor: Kellen Cristina Costa Alves Bernadelli
Nome do Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BERNADELLI, Kellen Cristina Costa Alves. Eurides Pereira de Souza: a singularidade de ser professora no ensino rural de Uberlândia - MG, 1966 – 1997. 2019. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2019.