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Evidência de eficácia de um programa de treino cognitivo para memória de trabalho em crianças escolares
Os programas de treino cognitivo para crianças têm recebido grande atenção no cenário científico atual. O objetivo destes programas é, sobretudo, promover ganhos no desempenho cognitivo geral. Entretanto, as pesquisas que buscam levantar evidências de eficácia dos programas ainda são recentes. A presente dissertação procurou avançar os estudos na área de treinamento cognitivo apresentando dois estudos: (a) Treinos Cognitivos com Foco na Memória de Trabalho para Crianças: Uma Revisão Integrativa; e (b) Evidências de eficácia de um programa de treino cognitivo para Memória de Trabalho em crianças escolares. No primeiro estudo, foram revisados os treinos experimentais computadorizados e disponíveis para a população (comercializados ou não) utilizados em estudos nacionais e internacionais e foi possível concluir que poucos TC’s encontrados apresentam evidências consistentes de validade e de eficácia para o público infantil. O segundo estudo teve como objetivo levantar parâmetros de dificuldade e discriminação e evidências de eficácia de um programa de treino cognitivo – Programa de Ativação da Memória de Trabalho (PRAMEMT) na promoção de ganhos cognitivos e escolares. O programa testado foi construído para a realidade brasileira e passou por análises de validade de conteúdo e inteligibilidade. O PRAMEMT possui cinco tarefas com enredos próprios, caráter adaptativo e sistema de recompensa. Para investigação das evidências de eficácia, 78 crianças (média da idade=7,87 anos; dp=1,44 anos) foram selecionadas e alocadas aleatoriamente entre grupo controle (n=37; média da idade=7,89; dp=1,50) e experimental (n=41; média da idade=7,85; dp=1,41) e participaram da intervenção por cinco sessões. O grupo controle respondeu a perguntas sobre os mesmos animais presentes no PRAMEMT, mas sem relação com a memória de trabalho. No geral, os resultados indicam parâmetros de dificuldade parcialmente adequados, na medida em que poucos participantes conseguiram progredir nas tarefas da Onça e do Boto. Em relação aos parâmetros de discriminação, as atividades do PRAMEMT parecem discriminar parcialmente os participantes. Correlações significativas e negativas entre o número de tentativas e a acurácia no nível seguinte sugerem que as crianças que treinaram mais tiveram uma pior taxa de acerto no próximo nível, indicando que o processo de aprendizagem não foi adequado. No que se refere às evidências de eficácia, foi possível observar ganhos em QI executivo (p<0,05; g=0,54) e consciência fonológica (p<0,05; g=0,52) para o grupo experimental, mas não no desempenho cognitivo geral. Os possíveis mecanismos para esses achados são discutidos, levando em conta a semelhança entre as tarefas do PRAMEMT e os testes que compõem os subtestes de QI executivo.
Nome do Autor: Drielle Barbosa PereiraNome do Orientador: Marcela Mansur Alves
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2020
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PEREIRA, Drielle Barbosa. Evidência de eficácia de um programa de treino cognitivo para memória de trabalho em crianças escolares. 2020. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2020.