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Apropriações de propostas oficiais de ensino por professores: o caso do Recife

Este trabalho busca analisar como os professores estão se apropriando das concepções oficiais de ensino de leitura e como essa apropriação se relaciona ou não a mudanças didáticas e pedagógicas em suas práticas de ensino nessa área. Como suporte teórico, oram utilizados dois modelos distintos que analisam a dinâmica da onstrução/produção dos saberes escolares: o da transposição didática e o da onstrução dos saberes da ação. O primeiro, centrado nos saberes a serem ensinados (e m como estes se diferenciam dos saberes científicos e daqueles efetivamente ensinados nas escolas), possibilitou analisar o processo de apropriação dos professores dos saberes tualmente prescritos nos textos oficiais que normatizam o que deve ser ensinado; o egundo, apoiado nas práticas profissionais e nos mecanismos que as caracterizam, judou a melhor entender a natureza das mudanças ocorridas nas práticas de ensino dos professores. A pesquisa foi desenvolvida com professoras da Rede Municipal de Educação da cidade do Recife. Como procedimentos metodológicos, aplicou-se, primeiramente, um questionário aos professores da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de traçar um perfil dos docentes que lecionavam nesses níveis de ensino. Em seguida, foram realizadas entrevistas com um grupo de sete professoras que ensinavam na 3a ou na 4a série do Ensino Fundamental. A entrevista eve como temática o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente da leitura. As professoras foram solicitadas a falar sobre suas experiências atuais de ensino. Para nalisar o processo de apropriação a partir de dispositivos da própria prática de ensino de Língua Portuguesa, optou-se pela realização, após as entrevistas, de observações de ulas das professoras nessa área específica. A análise dos dados revelou que as professoras têm realizado mudanças didáticas e pedagógicas em relação ao ensino de eitura e que essas se vinculam, principalmente, às possibilidades de viabilização da prática pedagógica e ao conjunto de dispositivos que as professoras construíram ao ongo de suas experiências escolares e que constituem seu saber-fazer profissional.

Nome do Autor: Eliana Borges Correia de Albuquerque
Nome do Orientador: Maria das Graças Rodrigues Paulino
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2002
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Apropriações de propostas oficiais de ensino por professores: o caso do Recife. 2002. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2002.