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A formação docente em Minas Gerais: Escola Normal Oficial de Uberaba (1948-1959)

Esse trabalho está inserido no campo da História e Historiografia da Educação e teve como objetivo compreender a formação de professores na Escola Normal Oficial de Uberaba, entre os anos de 1948 a 1959. O período delimitado dessa pesquisa abrange a trajetória da instituição, demarcado por sua reabertura, através da Lei n°. 284, de 23 de novembro de 1948, até a mudança de denominação da escola, por meio da Lei n° 5.586, de 23 de maio de 1959. A partir da metodologia da micro-história e da História Oral, entendemos o cenário político, social e econômico do Estado de Minas Gerais e da cidade de Uberaba, bem como a trajetória de vida das professoras que se formaram na Escola Normal Oficial do município e sua representação nas práticas e modos de vida das mesmas. Por meio de uma sobreposição de escalas, constatamos que o período das décadas de 1940 e 1950 foi tempo de transformações conjunturais no que diz respeito à organização e sistematização do ensino brasileiro, e, apesar das décadas anteriores terem desenhado um sistema único de educação nacional, os anos, após a saída de Getúlio Vargas da presidência da República, criaram o clima necessário para as discussões em torno dos rumos da educação brasileira. Dessa forma, as mudanças instauradas após o processo de redemocratização política iniciado em meados de 1946, além de transformar o ensino de modo geral, modificaram especificamente o ensino primário, secundário e normal, o que significou um novo momento para a formação de professores e para as Escolas Normais no Brasil, consolidando essas instituições como espaço privilegiado para a formação docente e a feminização do magistério. Constatamos que, para Uberaba, considerada uma das principais regiões que influenciaram o desenvolvimento do Triângulo Mineiro, as transformações no cenário político-econômico do Estado brasileiro e mineiro reverberaram de forma significativa o ensino uberabense, com a abertura de diversas escolas primárias e a reabertura da Escola Normal do município, inaugurando um novo momento para a educação uberabense. Os objetivos desta pesquisa foram: analisar o cenário educacional brasileiro, mineiro e uberabense; identificar e analisar a trajetória da Escola Normal Oficial de Uberaba, bem como a do curso normal, a partir do seu reestabelecimento, em 1948, até a alteração do nome em 1959; e, por fim, analisar o ensino oferecido pela escola e a formação de professores. Acreditando na potencialidade da utilização da História Oral para a reconstrução do passado, a partir das narrativas de seis professoras que se formaram na Escola Normal Oficial de Uberaba, compreendemos a representação dessas instituições na vida pessoal e profissional das docentes, considerando esses estabelecimentos de ensino como fundamentais para a formação de professores mineiros. Igualmente, por meio da busca e catalogação das fontes localizadas na Superintendência de Arquivo Público de Uberaba e da Escola Normal Oficial de Uberaba, bem como nos documentos oficiais de Minas Gerais, foi-nos possível o entendimento da dimensão social e cultural do ensino normal mineiro e a repercussão de legislações e normativas que regulamentavam a formação e a profissionalização docente. Assim, os resultados obtidos por meio desta pesquisa estão na compreensão de que a formação de professores esteve atrelada ao desenvolvimento do ensino primário, sendo essa função entendida pelo Estado como a ferramenta fundamental para a formação do homem e da sociedade, ao mesmo tempo que considerava o professor fator chave para o fracasso e/ou sucesso da educação brasileira. Igualmente, constatamos que a formação docente estava inserida no movimento maior da educação nacional, sendo sua trajetória associada à existência das Escolas Normais e à necessidade de professores, nas décadas de 1940 a 1950.

Nome do Autor: Gabriela Marques de Sousa
Nome do Orientador: Sônia Maria dos Santos
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUSA, Gabriela Marques de. A formação docente em Minas Gerais: Escola Normal Oficial de Uberaba (1948-1959). 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2017.