Abec

Abec


     

Estudo dirigido.

o objetivo é apresentar um procedimento didático - o Estudo dirigido - que julgou-se ser uma tentativa de solução do problema da Didática, o de identificar ou criar métodos e procedimentos de ensino que promovam a aquisição de noções por parte dos educandos. O trabalho consta de três partes. Na primeira parte, procurou-se chegar a uma conceituação de Estudo Dirigido, tentando antes buscar os fundamentos desse procedimento didático na Filosofia da Educação e sobretudo na Psicologia Educacional, convencidos de que toda ação educativa há de supor um mínimo que seja de reflexão a respeito dos fins que se pretende alcançar (Filosofia da Educação) e de justificação psicológica dos meios que se empregarão para alcançá-los (Psicologia Educacional). Na segunda parte, é apresentado as possibilidades de utilização didática do Estudo Dirigido. E finalmente, na terceira parte, procurou-se apresentar a técnica de elaboração e de aplicação do processo, acrescentando alguns exemplos de Estudos Dirigidos preparados por outros professores ou pela a autora.

Nome do Autor: GUIMARÃES, Magda Soares
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1962
Curso: Livre-Docência
Grau do Trabalho: Tese de Livre Docência
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Didática
Referência: SOARES, GUIMARÃES, Magda. Estudo dirigido.. 1962. Dissertação de Mestrado (Livre Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais, , 1962.