Abec

Abec


     

O ensino de leitura nas escolas de 1º grau da rede municipal de ensino de Vitória: caracterização e avaliação.

O estudo teve a finalidade de avaliar o ensino de leitura nas séries finais do 1º grau. Baseou-se na realidade das escolas públicas da rede municipal de Vitória, tendo a participação de 33 professores de Língua Portuguesa. Os dados foram colhidos através de questionários, análise documentária, observação de sala de aula (semi- e não-estruturada). as análises basearam-se em técnicas estatísticas descritivas, destacando-se, dentre elas, a análise de correlação (Spearman).O relatório apresenta: todos os dados de frequência e porcentagem relativos à caracterização dos sujeitos e suas percepções investigadas; os dados de correlação. o estudo conclui que o ensino de leitura nas escolas analisadas tinham como principal finalidade a decodificação linear do texto, transformando o ato de ler em meio para múltiplas aprendizagens, desprovido, assim, de valor intrínseco como conteúdo educaconal em si mesmo. Com base nos achados da pesquisa, foram apresentadas sugestões e recomendações para a prática e para futuros estudos.

Nome do Autor: LOBO, Terezinha Maria Grillo
Nome do Orientador: Angela Maria Monjardim
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Ensino
Referência:

LOBO, Terezinha Maria Grillo. O ensino de leitura nas escolas de 1º grau da rede municipal de ensino de Vitória: caracterização e avaliação. Vitória: PG em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, 1988. 211p. (Dissertação de Mestrado).