Abec

Abec


     

Construindo a alfabetização: um estudo de caso.

Esta dissertação descreve o processo de alfabetização desenvolvido pela autora em uma classe de 1ª série de uma escola municipal da periferia da cidade de São Paulo, à luz da psicogênese da língua escrita, embasada na teoria construtivista piagetiana. A classe era constituída de 32 alunos, 19 meninos e 13 meninas, que formavam um grupo heterogêneo, reunindo crianças pré-escolarizadas, sem pré-escolaridade e repetentes, todas oriundas de camadas populares. A autora descreve o "fazer da sala de aula", relatando uma prática pedagógica construtivista, a partir de procedimentos metodológicos nos quais buscava articular o possível e o necessário na construção do conhecimento, possibilitando à criança o aflorar e o desenvolver da criatividade, e o emergir de suas hipóteses de conhecimento da língua escrita. A autora conclui que o trabalho realizado representa um novo proceder na alfabetização, desenvolvido a partir dos estudos piagetianos do conhecimento e dos trabalhos da psicogênese da língua escrita, e conduz a uma alfabetização consciente, construtiva e significativa.

Ano Publicação: 1989
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Relato de Experiência
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedagogia Progressista
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

BISCOLLA, Vilma Mello. Construindo a alfabetização: um estudo de caso.. São Paulo: PG em Supervisão e Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1989. 151p. (Dissertação de Mestrado).