Abec

Abec


     

O futuro professor: teste da eficiência de um curso focalizando problemas educacionais brasileiros e procedimentos de ensino.

Este trabalho pretendeu subsidiar alunos do curso de magistério no sentido de fornecer elementos para uma visão crítica acerca de alguns problemas educacionais e técnicas auxiliares passíveis de serem utilizadas na prática escolar. Para tanto, o meio escolhido foi um curso de treinamento, oferecido a futuros professores, cuja programação focalizou os dois itens referidos. Foi planejada uma pesuisa cujos objetivos foram: 1) testar a eficiência de um curso de treinamento de professores quanto ao conhecimento de problemas educacionais brasileiros; 2) testar a eficiência do mesmo curso quanto ao domínio verbalizado de conceitos e técnicas de aprendizagem; 3) testar a eficiência do curso em termos de modificação do comportamento pedagógico do futuro professor quando ministrando aula. Além disso, como objetivo secundário foram colhidos dados quanto a seu desempenho em leitura, posto que, uma das técnicas que iriam aprender era a técnica Cloze e a ela seram submetidos como parte do treino. Cabe ainda lembrar que conteúdos e forma de trabalhar com mediadores e sujeitos - alvo teve como substrato uma preocupação constante - a de romper com o papel de "consumidores passivos dos bens culturais concebidos por outros povos" - denunciado por Furtado (1984, p. 45). Procurou-se então assimilar e estimular a criatividade e a criticidade dos sujeitos - alvo em relação a toda a temática com eles tratada, ainda que para efeito do presente trabalho. Também considerando que só com pesquisa na nossa realidade e fruto da postura profissional- pesquisador (Witter, 1977) é possível romper a dependência cultural e relamente alcançar o desenvolvimento, é que da ação de docente e psicólogo escolar da autora resultou o presente trabalho.

Nome do Autor: MARTINS, Regina Helena de Souza Campos.
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Psicologia educacional
Referência:

MARTINS, Regina Helena de SC. O futuro professor: teste da eficiência de um curso focalizando problemas educacionais brasileiros e procedimentos de ensino. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1986. 137p. (Dissertação de Mestrado).