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Linguagem escolar - uma relação de poder.

O trabalho é, de um lado, a busca de um referencial que justifique as razões pelas quais a escola trabalha a linguagem no contexto da sociedade de classe marcada por contradições e a forma como esta mesma linguagem legitima as relações de dominação pelas ideologias que abarcam o ensino brasileiro as últimas décadas; é, de outro, a elaboração de um quadro de referência em educação que seja suporte para uma sugestão metodológica ao ensino da linguagem, diante das reais necessidades da escola, no sentido de levar o professor a viabilizar com mais coerência sua práxis educativa. O maior problema da educação se dá no intervalo das diferenças sócio-econômico-culturais e o procedimento didático de professores reflete sua postura a respeito da linguagem. As diferenças de classe e de linguagem são constituintes da base da discriminação pela escola. A educação encarada como ação transformadora articula a prática da linguagem escolar à realidade. Recria-se a realidade humana a nível teórico com vistas à prática social, através de novas concepções de pessoa, de sociedade, de educação e de linguagem; uma reeducação do homem pela linguagem.

Nome do Autor: MOREIRA, Jacira Cardoso de
Nome do Orientador: Aldema Menine Trindade
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Lingüística
Referência: DE, MOREIRA, Jacira Cardoso. Linguagem escolar - uma relação de poder.. 1989. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Santa Maria, , 1989.