Abec

Abec


     

O conteúdo atual da didática: um discurso da neutralidade.

O objetivo geral deste trabalho consiste em possibilitar um melhor entendimento do conteúdo atual da Didática.
À luz desse objetivo, esse conteúdo é estudado na produção intelectual brasileira e no discurso de professores da área, em torno de duas questões básicas : a qual a posição da Didática como um ramo do conhecimento e que outros ramos fundamentam o seu conteúdo? que papel se atribui à didática em relação à prática pedagógica em sala de aula e como esta se representa para aquela?
O desenvolvimento do trabalho se faz, então, no sentido de busca de respostas a essas questões, na produção intelectual e no discurso de professores, e de identificação dos pontos a partir dos quais essas duas fontes se relacionam. Além disso, o estudo procura ultrapassar os limites internos do conteúdo da Didática, relacionando-o com o contexto da sociedade brasileira em que ele se produziu.
Pela metodologia de investigação utilizada, o trabalho se define como um adescrição e explicação do objeto pesquisado, através de análises e sínteses que evidenciam o fato de que o pressuposto da neutralidade científica subjaz a todo conteúdo da Didática estudado, fornecendo-lhe a unidade básica.

Nome do Autor: OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Didática
Referência: SALES, OLIVEIRA, Maria Rita Neto. O conteúdo atual da didática: um discurso da neutralidade.. 1980. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Minas Gerais, , 1980.