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Os contos de fadas: suas origens histórico-culturais e implicações psico-pedagógicas para crianças em idade pré-escolar

Esta dissertação tem como objetivo principal elucidar as implicações de se relatar contos de fadas às crianças em idade pré-escolar, destacando-se suas origens histórico-culturais e a sua formação psicopedagógica. Com subsídio obtidos de alguns autores da área de história, literatura, filosofia, psicologia e pedagogia, foi feita uma análise considerando-se alguns tópicos, dentre os quais a possibilidade de serem os contos mitos transformados, cuja evolução ou construção da narrativa tem uma característica análoga aos ritos iniciáticos das sociedades consideradas "primitivas ou pré-letradas. Neste sentido, trazem em seu bojo a nossa herança cultural. Além disso, possuem funções psicopedagógicas, que possibilita à criança em idade pré-escolar identificar-se com a imagem arquetípica do heroí ou heroína, na medida em que estes passam por provações, e adotar uma postura positiva frente às mesmas. Argumentou-se, ainda, quanto às criticas de que estas narrativas têm sido alvo, como, por exemplo, a sua "crueldade", a visão de mundo "deturpada e irreal" quee elas promoveriam de acordo com alguns autores que privilegiam o racionalismo, e o papel "degradante e passivo" destinado a algumas personagens femininas de algumas histórias. Conclui-se o trabalho avaliando-se o papel dos contos de fadas no contexto pré-escolar, e de que forma a experiência de relatá-los às crianças pode ser enriquecedora do ponto de vista pedagógico. Apoiando-se na abordagem junguiana, trata-se de um trabalho de pesquisa e análise teórica que visa ampliar, esclarecer, bem como justificar o papel dos contos de fadas na educação pré-escolar, levando-se em conta suas funções psicopedagógicas e o seu caráter socializante, na medida em que a criança tem acesso a valores sósio-culturais que predominaram e ainda repercutem nas relações sociais contemporâneas.

Nome do Autor: Maria Beatriz Facciolla Paiva
Nome do Orientador: Angela Valadares Dutra de Souza Campos
Instituição: Fundação Getúlio Vargas
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1990
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PAIVA, Maria Beatriz Facciolla. Os contos de fadas: suas origens histórico-culturais e implicações psico-pedagógicas para crianças em idade pré-escolar. 1990. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1990.