Abec

Abec


     

Concep√ß√Ķes dos professores da 1¬™ s√©rie do 1¬ļ grau do minic√≠pio de Corumb√°/MS,sobre o processo de alfabetiza√ß√£o.

Esta dissertação objetivou analisar a concepção de alfabetização do professor alfabetizador e o posicionamento por ele assumido em relação à problemática do fracasso escolar, da repetência e evasão na 1ª série do 1º grau. Num primeiro momento, a pesquisa tomou como sujeitos os 87 professores alfabetizadores das escolas públicas estaduais e municipais da cidade de Corumbá/MS, os quais responderam a questionário de caracterização socioeconômica e familiar; num segundo momento, 20 sujeitos, sorteados do universo de 87, de forma a que representassem uma amostra proporcional ao número de escolas, foram entrevistados, através de entrevista aberta que focalizou os seguintes pontos temáticos: rotina do trabalho de alfabetização em sala de aula, critérios de seleção do conteúdo, metodologia de alfabetização utilizada, formas e critérios de avaliação, causas do sucesso ou fracasso na alfabetização, concepção de alfabetização e de criança alfabetizada, dificuldades na prática da alfabetização. A autora detém-se no segundo momento da pesquisa, tendo concluído que a análise das concepções dos professores entrevistados mostrou: ausência de critérios para escolha de uma metodologia para alfabetizar; descomprometimento por parte do professor com o fracasso escolar, sempre atribuído às condições da criança e de sua família; inconsistência teórica sobre o conceito de alfabetização; valorização da doação e do amor mais que da competência técnica; pouca mobilização como forma de organização enquanto classe de magistério. Ao final, a autora relata um trabalho alternativo realizado junto a alfabetizadores da rede pública de Corumbá, com o objetivo de buscar o repensar a prática de alfabetização e levar a uma ação pedagógica mais crítica.

Ano Publicação: 1989
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea:
Tema:
Natureza Do Texto:Pesquisa: Estudo de Caso
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedagogia Progressista
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

CONTINI, Maria de Lourdes Jeffery. Concepções dos professores da 1ª série do 1º grau do minicípio de Corumbá/MS,sobre o processo de alfabetização. São Paulo: PG em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1989. 143p. (Dissertação de Mestrado).