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Trajetórias e estratégias escolares do universitário das camadas populares

A pesquisa teve como objetivo de estudo o universitário proveniente das camadas populares e sua relação (e de sua família) com a escola. Com base nos depoimentos de 37 etrevistados, pertencentes aos diferentes cursos oferecidos pela Universidade Federal de Minas Gerais, reconstituiram-se as trajetórias escolares percorridas pelos pesquisados e as estratégias empreendidas por eles ou por suas famílias. A análise dos dados revelou que as trajetórias escolares, próprias desses, são "irregulares" (marcada pela rotatividade e mudanças constantes de estabelecimento, pela presença do trabalho remunerado, etc.) e apresentam dois momentos distintos. O primeiro compreende o período do pré-escolar ao 2º grau, e o segundo, marcado pela tentativa de entrada na Universidade. A pesquisa se ocupou ainda com as estratégias empreendidas pelos pesquisados ou por seus familiares no decorrer da trajetória, estratégias essas possibilitadoras de uma maoir "longevidade escolar".

Nome do Autor: Ecio Antônio Portes
Nome do Orientador: Maria Alice Nogueira
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Ensino Superior
Referência: PORTES, Ecio Antônio. Trajetórias e estratégias escolares do universitário das camadas populares. 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1993.