Abec

Abec


     

Germes de uma prática pedagógica

Com o objetivo de compreender a prática pedagógica de quatro professoras de 1ª a 4ª série, consideradas competentes no trabalho com crianças de camada popular (segundo índices de aprovação obtidos e reconhecimento da escola e da comunidade), a autora relata um estudo de caso, através de pesquisa etnográfica, realizada em uma escola pública, com utilização de: observação, entrevistas, questionários e análise de documentos. A prática pedagógica das quatro professoras é descrita detalhadamente; como uma das professoras era responsável por classe de alfabetização, o processo de alfabetização da escola, criado pela supervisão, é relatado. A autora procura levantar, do cotidiano das professoras, os germes de uma prática pedagógica competente, orientada para a transformação social. Aponta como uma das dimensões técnica e política da ação didática, a ênfase dada pela escola à alfabetização e o compromisso e competência das professoras alfabetizadoras.

Ano Publicação: 1986
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Estudo de Caso
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedagogia Progressista
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

CARVALHO, Luzia Alves de. Germes de uma prática pedagógica "competente" com crianças de camada popular. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1986. 322p. (Dissertação de Mestrado).