Abec

Abec


     

Dificuldades de professoras de 1ª série quanto a alguns problemas lingüísticos da alfabetização: um estudo exploratório.

Com o objetivo de identificar as principais dificuldades das professoras de 1ª série quanto a alguns problemas lingüísticos da alfabetização, um questionário foi aplicado a 63 professores de 1ª série, atuantes numa amostra de escolas estaduais de 1º grau de Natal -RGN. Os resultados foram analisados considerando as variáveis grau de instrução, tempo e ensino na 1ª série, livro e método adotados e indicaram que as professoras alfabetizadoras sentem dificuldades em relação aos fundamentos teóricos da alfabetização. Essa constatação conduziu a um segundo estudo do Guia Curricular de Metodologia da Comunicação e Expressão - 2º grau- Especialização para o Magistério, do Rio Grande do Norte, com o objetivo de averiguar que fundamentação lingüística está sendo oferecida nessa disciplina ; para isso, resenhada a bibliografia básica do Guia, concluiu-se pelo predomínio de obras de orientação didática, e ausência de obras de lingüística. A autora apresenta conceitos que considera mais importantes para a formação lingüística de alfabetizadores, e uma sugestão de bibliografia comentada para essa formação.

Nome do Autor: ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva
Nome do Orientador: Mary Alzawa Kato
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1982
Curso: PG Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva. Dificuldades de professoras de 1ª série quanto a alguns problemas lingüísticos da alfabetização: um estudo exploratório. São Paulo: PG em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1982. 139p. (Dissertação de Mestrado).