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Problemas da abordagem piagetiana em educação: Emília Ferreiro e a alfabetização

O trabalho apresenta um estudo da obra de Emília Ferreiro sobre a psicogênese da escrita e de suas implicações para a reflexão pedagógica no campo da alfabetização. O estudo pauta-se numa análise do referencial teórico do trabalho da autora, situando-se, portanto, dentro de uma análise mais ampla das consequências da utilização da teoria piagetiana no campo da educação e da alfabetização especificamente. Discute-se o modo como Piaget articula osfatores end´genos e sociais do desenvolvimento cognitivo infantil. Sua posição a este respeito é criticada à luz das abordagens hitórico-culturais de Henri Wallon e L. S. Vygotsky. Tematiza-se a insuficiência do referencial piagetiano enquanto modelador de princípios pedagógicos, especialmente no que diz respeito à alfabetização, dado que nele o papel da linguagem é menosprezado. com relação ao trabalho de Emília Ferreiro, discute-se como a autora recupera postulados de Piaget conjugando-os a uma concepção de linguagem embasada nas ciências linguísticas. Discute-se como a autora relaciona os fatores endógenos e sociais no caso da aprendizagem da escrita e como define o papel da educação nesse processo. Observa-se que Emília Ferreiro traz indicações significativas para a reflexão pedagógica no campo da alfabetização mas encontra dificuldades em precisar o papel do ensino no processo de aprendizagem da criança.

Nome do Autor: Vera Maria Masagão Ribeiro
Nome do Orientador: Mirian Jorge Warde
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1991
Curso: Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Filosofia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RIBEIRO, Vera Maria Masagão. Problemas da abordagem piagetiana em educação: Emília Ferreiro e a alfabetização. 1991. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1991.